PUBLICIDADE

Rio derrota Madri e sediará as olimpíadas de 2016

PUBLICIDADE

O Rio de Janeiro vai sediar as Olimpíadas de 2016. O anúncio acaba de ser feito pelo comitê olímpico internacional, na Dinamarca. O Brasil derrotou a Espanha, que também foi finalista. Tóquio e Chicago também concorreram. Será a primeira vez que as olimpíadas serão disputadas na América do Sul.

O presidente Lula, Pelé, o escritor Paulo Coelho fizeram parte da delegação brasileira que esteve defendendo a candidatura do Rio de Janeiro para sediar uma das principais competições mundiais. Além das olimpíadas, o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol em 2014 com Cuiabá sendo uma das cidades sedes.Para chegar ao mais importante êxito esportivo brasileiro fora dos campos, quadras, pistas, tatames e piscinas, o Rio de Janeiro conseguiu impor uma bela virada sobre os oponentes Tóquio, Madrid e Chicago. Isso porque a cidade classificou-se à fase decisiva da eleição com a pior nota entre as sobreviventes (6,5, contra 8,3 dos japoneses, 8,1 dos espanhóis e 7,0 dos norte-americanos).

A cidade, aliás, só não amargou nova eliminação precoce porque Doha, que teve nota 6,9, foi desclassificada pelo Comitê Olímpico Internacional ao sugerir a realização do evento em outubro em busca de melhores condições climáticas – a entidade deixou bem claro que queria que a disputa fosse realizada entre julho e agosto.

Entretanto, pesou a favor do Rio o fato de a América do Sul jamais ter abrigado uma Olimpíada, além de o Brasil ser uma das mais fortes economias emergentes do mundo, que pouco sentiu os efeitos da recente crise econômica internacional. “Nós não somos o “paisinho” que as pessoas pensavam”, afirmou o presidente Lula, em entrevistas dadas nos dias que antecederam a escolha.

 

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE