Renato Gaúcho resolveu mostrar a que veio logo no primeiro treino após seu retorno ao Fluminense, nesta terça-feira, no CFZ. Depois de fazer um monólogo ao elenco, o técnico fez alterações na formação da equipe, que amarga a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com dez pontos em 12 rodadas.
Antes de a bola rolar, o treinador reuniu o grupo no centro de campo. Por aproximadamente 40 minutos, praticamente só Renato falou, enquanto os jogadores ouviam atentos o discurso do novo comandante.
Em seguida, Renato já começou a esboçar o time que considera ideal para a recuperação no Brasileirão. Uma das primeiras iniciativas foi resgatar Fernando Henrique. O goleiro, que estava afastado desde o final de maio, reassumiu a titularidade, no lugar de Ricardo Berna.
As mudanças continuaram no esquema tático. Renato Gaúcho testou o 3-5-2, com Edcarlos, Cássio e Luiz Alberto formando a zaga. No ataque, Leandro Amaral, um dos homens de confiança do treinador, fez um trabalho separado para melhorar a parte física e abriu espaço para a entrada de Tartá.
Com isso, o Flu do primeiro treino do novo técnico teve a seguinte escalação. Fernando Henrique; Edcarlos, Cássio e Luiz Alberto; Ruy, Diguinho, Wellington Monteiro, Conca e João Paulo; Tartá e Fred. Após a atividade, Renato será apresentado oficialmente pela diretoria.