PUBLICIDADE

Raikkonen vence Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1

PUBLICIDADE

O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, venceu o GP da Bélgica de F-1, disputado neste domingo no circuito de Spa-Francorchamps e adiou o título do espanhol Fernando Alonso (Renault), que terminou na segunda colocação. O pódio foi completado por Jason Button, da BAR.

O resultado só não foi melhor para Raikkonen, por que seu companheiro de equipe, o colombiano Juan Pablo Montoya, quando ocupava o segundo lugar, se chocou com o brasileiro Antonio Pizzonia, da Williams, restando apenas cinco voltas. Bom para Alonso, que assumiu o segundo lugar e ficou mais próximo da conquista do Mundial.

Com o resultado, Kimi Raikkonen, que alcançou sua sexta vitória na temporada, reduziu para 25 pontos a diferença para o líder Fernando Alonso. O espanhol da Renault soma 111 pontos contra 86 do finlandês.

Restam três corridas para o término da temporada, e a próxima etapa está marcada para o circuito de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de setembro.

Após quatro provas, o brasileiro Rubens Barrichello voltou a pontuar. O piloto da Ferrari, que largou em 12º e chegou a ficar na 15ª colocação, terminou em quinto lugar. Agora, soma 35 pontos.

O GP da Bélgica foi disputado sob pista molhada, principalmente por causa da chuva que caiu no autódromo antes do começo da prova. Logo na décima volta, o piloto da Renault, Giancarlo Fisichella, bateu forte. Com isso, o safety car entrou na pista e deixou a corrida equilibrada.

Após o retorno da prova, o japonês Takuma Sato, da BAR, tocou na traseira do alemão Michael Schumacher, da Ferrari. Ambos também saíram do GP da Bélgica.

O piloto colombiano Juan Pablo Montoya dominou boa parte da prova. Foi até perseguido por Ralf Schumacher, da Toyota, que optou em trocar os pneus quando a pista ainda estava molhada. O resultado não poderia ser pior. Deixou o segundo lugar, derrapou e foi obrigado a voltar para os boxes.

Bom para Kimi Raikkonen, que ocupava o terceiro lugar e assumiu o segundo posto. Aos poucos, encostou no companheiro Montoya. Quando restavam 11 voltas para o encerramento, Montoya parou para abastecer, e deixou a liderança nas mãos do finlandês, que manteve o primeiro lugar até o final.

O brasileiro Felipe Massa, da Sauber, chegou a ficar em quarto lugar. Porém, cometeu o mesmo erro que Ralf Schumacher ao trocar os pneus ainda com pista molhada. Deixou a briga por um lugar no pódio e ficou em 10º lugar.

“Tentamos a mudança de pneus, mas não funcionou. Erramos na estratégia”, disse Massa à TV Globo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE