As divisões de base do voleibol de Mato Grosso se transformaram num exportador de talentos para os grandes centros do Brasil. Não bastasse a ascensão da levantadora Ana Tiemy, de Nova Mutum, que recentemente sagrou-se campeã mundial juvenil pela seleção brasileira, outras quatro mato-grossenses estão buscando um lugar ao sol no vôlei nacional.
Elas são as ponta Ana Carolina jogando em Jundiaí (SP), Rafaelli Untar defendendo o MRV (MG), a meio-de-rede Talita atuando em Sacramento (MG) e a levantadora Jéssica, hoje no vôlei de Santa Catarina. As quatro formam a base da seleção mato-grossense juvenil, que irá disputar do dia 29 a 2 de setembro, em Maceió, o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão.
Apesar do treinador George Sampaio ter feito uma pré-lista de 18 nomes, Ana Carolina, Rafaelli, Talita e Jéssica são nomes certos na lista das 12 que vão integrar a equipe estadual a partir da próxima semana.
As outras atletas são Ana Raquel e Juliana, ambas de Rondonópolis, Daiane Santos, Daiane Carolina e Patrícia, de Sorriso; Jhana, Laís, Leiane e Gandeomara (Barra do Garças), Juliane e Luiza (Várzea Grande), Tatiane Félix (Afirmativo), Silvana (Coração de Jesus) e a grata revelação Maísa, de 16 anos, da cidade de Aripuanã. Com 1,84m de altura, Maísa, a mais alta do grupo e a nova promessa.