Esportes

Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados em um ano por causa do Coronavírus

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão adiados em um ano. Na manhã desta terça-feira, o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, confirmou que realizou um pedido ao Comitê Olímpico Internacional para a suspensão do evento e que Thomas Bach, presidente do COI, aceitou.

Ainda não se tem uma definição da data exata para o início das Olimpíadas em 2021, mas a tendência é que siga o calendário previsto para este ano e tenha a largada no mês de junho. A previsão de abertura era no dia 24 de junho.

O COI estava sendo pressionado por muitos comitês nacionais e esportistas, em função da pandemia do coronavírus, decretada no último dia 11 pela Organização Mundial de Saúde. O evento envolveria 206 comitês olímpicos locais e mais de 11 mil atletas, gerando medo e pânico do contágio do covid-19 em todos os participantes.

Esta é a primeira vez desde 1896 que os Jogos Olímpicos são adiados. O maior evento esportivo do mundo já havia sido cancelado em três oportunidades-Berlim 1916, Tóquio 1940 e Londres 1944, em decorrência da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Gazeta Esportiva (foto: assessoria)