A temporada 2008 do autocross mato-grossense teve abertura com estilo no último final de semana. O piloto Alexandre Garcia, de Campo Novo, realizou uma prova perfeita e foi o vencedor das três baterias, de ponta a ponta. O destaque do domingo foi o piloto Gilliard Scheffer (equipe Scheffer), que ficou em segundo lugar nas duas primeiras baterias e despontou como candidato ao título da temporada após um show de recuperação.
O circo do autocross recebeu um grande número de pilotos, incluindo uma dupla de Campo Grande (MS). Os principais nomes do autocross estiveram presentes. Na categoria B, o campeão do ano passado Marcos Mário, uma jovem promessa, venceu as duas baterias de ponta a ponta.
O espetáculo maior foi reservado para a categoria super fórmula tubular (principal), onde a rivalidade entre pilotos de Campo Novo e Sapezal foi reativada. O time de Sapezal, com assistência da equipe de preparadores Guerra Motorsport (SP) levou o quarteto Gilliard, Fernando Maggi, Juca Mazud e Júnior Maggi.
Largando da pole, o pentacampeão estadual Alexandre Garcia começou bem e venceu a primeira bateria de ponta a ponta. Mas a prova foi emocionante pelo que aconteceu mais atrás. Gilliard que teve problemas com seus pneus e acabou rodando duas vezes – em uma delas, um 360 graus – fez uma prova de recuperação, saindo da quarta colocação e chegando a trocar posições com o veterano Itacir Carpenedo e Marlon Fedrizzi.
Na última volta, Gilliard conseguiu ultrapassagem espetacular sobre Itacir e garantiu o segundo lugar.
Na segunda bateria, Garcia saiu na frente e venceu de ponta à ponta uma disputa onde Gilliard manteve a segunda posição até o final. Filnalmente na terceira e última bateria, Gilliard largou em segundo, mas rodou na primeira curva e voltou em quarto. Ao tentar uma ultrapasagem sobre Arnaldo S. (MS), Gilliard acabou saindo da pista, mas retornou. Com problemas na correia, Gilliard foi para o box e perdeu quase cinco minutos. Isolado, ele não pode realizar a prova de recuperação, e ficou em quinto.
Na classificação da primeira etapa, Garcia foi o vencedor, com Marlon Fedrizzi em segundo; Gilliard foi o terceiro colocado, à frente de Itacir Carpenedo. “Apesar dos contratempos, tivemos um bom início, já que o carro teve um bom desempenho. Acredito que brigaremos pelas primeiras colocações”, disse Gilliard, que surgiu como mais um nome de ponta no autocross regional. Para o preparador da equipe Guerra Motorsport, Leandro Guerra, a falta de acerto e adaptação com o novo modelo de pneu da categoria atrapalhou toda a equipe.
A próxima etapa do estadual está prevista para o dia 18 de maio, em Sapezal.