Além de precisar portar a Arrais (habilitação para embarcação), os participantes da 11ª etapa do 2º Campeonato Matogrossense de Pesca Esportiva, devem portar a Licença para Pesca Amadora. A orientação é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), que estará fazendo a fiscalização durante o campeonato. Segundo o informativo do órgão, a legislação exige a licença, mesmo na modalidade pesque e solte como do campeonato, para todo pescador que utiliza molinete/carretilha, pesca embarcada ou pratica a pesca subaquática.
As carteiras podem ser feitas no Ibama ou em qualquer posto onde estão fazendo as inscrições para o campeonato, com um custo de R$60. As pessoas preenchem um formulário e fazem o pagamento em uma agência bancária. Aposentados com mais de 65 anos homens e 60 mulheres, pescadores que utilizem linha de mão, ou vara, linha e anzol, menores de 18 anos, desde que não sejam filiados a entidades de pesca amadora, não precisam pagar a taxa.
O campeonato acontece no próximo domingo na praia do Cortado no Rio Teles Pires em Sinop. A largada está marcada para às 08 horas com término às 14 horas. Os pontos serão contados pelo tamanho e espécie do peixe, que serão devolvidos ao rio. Para o primeiro lugar a premiação será de um motor 15 HT, para o segundo um barco de alumínio, terceiro um motor elétrico, quarto e quinto uma barraca de camping, e do sexto ao décimo kits de pesca.
Cerca de 200 pessoas devem participar do campeonato.