O Palmeiras está a um ponto da liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite em que o goleiro Marcos completou 400 jogos pelo clube, neste domingo, no Palestra Itália, a equipe de Wanderley Luxemburgo derrotou o Vasco por 2 a 0 e ficou ainda mais próxima do Grêmio (que só empatou por 0 a 0 com o Atlético-PR) na tabela de classificação. Diego Souza e Alex Mineiro marcaram os gols da vitória.
Com 49 pontos ganhos contra 50 do Grêmio, o Palmeiras soma quase o dobro do Vasco, adversário que eliminou da Copa Sul-americana durante a semana. O time carioca tem 26 e continua na zona de rebaixamento após a reestréia do técnico Renato Gaúcho. No próximo domingo, fará confronto direto com o Ipatinga, novamente fora de casa, enquanto a equipe paulista visitará o Náutico.
O jogo – “São poucos jogos, apesar do muito tempo de clube que tenho. Mas é uma marca conquistada com muito sacrifício”, agradeceu Marcos, ao receber homenagem pelas 400 partidas a serviço do Palmeiras. No primeiro tempo do jogo deste domingo, porém, não havia por que sofrer. A equipe fez jus à inscrição “Defesa que ninguém passa” na bandeira que tremulara no gramado antes da partida, com a caricatura do goleiro estampada.
O sacrifício estava do lado do novato e estreante Rafael, do Vasco. Enquanto Marcos apenas assistiu à partida durante boa parte da primeira etapa, seu colega de posição viu Diego Souza invadir a área livre de marcação e chutar cruzado logo aos três minutos, mas para fora. Pouco depois, Sandro Silva fez bela finta no meio-campo e lançou Kléber. Sozinho na área, o atacante finalizou em cima do goleiro.
Pelo Vasco, a estratégia era combater a falta de criatividade da equipe com lançamentos de longa distância e jogadas de linha de fundo. Não era suficiente. Ídolo das duas torcidas, Edmundo só fazia a alegria dos palmeirenses com conclusões tortas. Marcos agarrou dois cruzamentos com facilidade. Bateu-roupa em um chute de longa distância e defendeu em seguida. Sem nenhum sacrifício.
Aos 25 minutos, o Palmeiras transformou a superioridade em campo em vantagem no placar. Diego Souza aproveitou que a defesa do Vasco deixou a área para colocá-lo em posição irregular, sem sucesso, e chutou no ângulo: 1 a 0. Festa dos palmeirenses no Palestra Itália, que nem se importaram quando a equipe diminuiu o ritmo. O crítico atacante Leandro Amaral ficou ligeiramente satisfeito com o desempenho dos cariocas: “Jogamos bem”.
Se fosse sobre o início do segundo tempo, a análise de Leandro Amaral seria válida. Sem alterações, o Vasco finalmente exigiu que Marcos trabalhasse. O goleiro defendeu uma cabeçada à queima-roupa de Eduardo Luiz aos três minutos. E Edmundo começou a se movimentar mais e melhorou a pontaria nas conclusões. Não satisfeito, Renato Gaúcho trocou Marquinho pelo ex-palmeirense Pedrinho. Já Wanderley Luxemburgo reforçou a marcação com Pierre no lugar de Léo Lima.
Embora o Palmeiras tivesse voltado a ser perigoso quando atacava, o Vasco continuou mais ofensivo. Só não contava com a expulsão de André, que cometeu falta dura aos 31 minutos e diminuiu as esperanças da equipe carioca. Com espaços para atacar, o time da casa fechou o placar aos 38 minutos. Leandro cruzou da esquerda, e Alex Mineiro completou para as redes. Era o que faltava para a torcida cantar e vibrar até o final do jogo. Ao Vasco, restaram os gritos de “Segunda Divisão”.