Sem conseguir se ‘classificar" ao pódio dos três melhores jogadores do mundo, Neymar teve mais um motivo para lamentar na tarde desta segunda-feira. Isto porque o atacante foi superado por Miroslav Stoch, do Fenerbahçe, no prêmio Feren Puskás de gol mais bonito da temporada.
O tento escolhido do santista aconteceu no dia 7 de março de 2012, em um jogo contra o Internacional, pela Copa Libertadores da América. O camisa 11 recebeu a bola na intermediária, partiu em velocidade para passar por quatro marcadores e vencer o goleiro Muriel com um lindo toque por cobertura.
No entanto, a plástica foi superada pelo jogador sérvio, que também empolgou todos os torcedores do Fener após chutar uma bola de primeira, fora da área, após cobrança de escanteio, e ver a bola morrer no ângulo do arqueiro adversário.
Stoch comemorou o título individual. "Obrigado a todos os que votaram em mim. Eu dedico este prêmio ao meu país, a Sérvia", declarou o atleta, quando subiu ao palco da premiação da entidade máxima de futebol. Assim como Neymar, Falcao García, do Atlético de Madrid, ficou somente olhando.
Melhor jogadora feminina
Na tarde desta segunda-feira, no Kongresshaus, em Zurique (Suíça), a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) anunciou a melhor jogadora do mundo de 2012, por meio do prêmio Bola de Ouro. A atacante Abby Wambach, dos Estados Unidos, superou Marta na votação e foi a eleita – o "país do futebol feminino" não vencia a premiação desde 2002, com Mia Hamm. Desde então, a alemã Birgit Prinz venceu três vezes e Marta outras cinco, todas de forma consecutiva.
Natural da cidade de Rochester e com 32 anos de idade, a jogadora defende a seleção norte-americana e o Washington Freedom. Ao receber o prêmio das mãos da goleira Hope Solo, Wambach não sabia nem o que dizer: "Eu nunca esperava vencer Marta e Alex Morgan, não preparei um discurso. Só tenho que agradecer aos meus técnicos, médicos, funcionários do clube e principalmente às companheiras. Eu nunca marquei um gol que não fosse em passe de uma colega".
Na temporada 2011, Wambach e Marta haviam sido superadas pela japonesa Homare Sawa, que nem esteve entre as três principais jogadoras desta temporada. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a seleção dos Estados Unidos, de Morgan e Wambach, venceu o Japão na decisão, por 2 a 1, dois gols marcados por Carli Lloyd. Jogadora do Tyreso, da Suécia, desde fevereiro de 2012, Marta passou mais uma temporada sem conquistar nenhum prêmio.