O nadador Bruno Silva, 16 anos, foi escolhido entre os 75 atletas mato-grossenses para carregar a bandeira do Estado durante abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude deste ano que começou, ontem, na cidade de Londrina, no Paraná. Os jogos reúnem nessa etapa estudantes da faixa etária entre 15 e 17 anos.
Essa foi a primeira vez que o atleta da escola estadual João Pissinati, de Sinop, teve a honra de carregar a bandeira do Estado. “Foi uma sensação muito boa, uma emoção muito legal, estar ali no meio de todo mundo e representando Mato Grosso)”.
Bruno irá competir nas modalidades nado costa e nado livre, e carregar a bandeira mato-grossense também fez com que ele almejasse voos ainda maiores. “Hoje estamos aqui, mas quem sabe daqui alguns anos eu possa carregar a bandeira do Brasil em um sul-americano, mundial ou até mesmo uma olímpiada”.
Para realizar este sonho Bruno está no caminho certo, pois conforme o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador dos jogos, aproximadamente 70% dos atletas brasileiros que participaram das últimas Olímpiadas, realizada em Londres em 2012, foram descobertos nos Jogos da Juventude.
Nesta sexta-feira começaram as competições em nove modalidades individuais – atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez – a partir das 8h30 em diversos pontos da cidade-sede e de Maringá, que recebe as provas de atletismo.
Os torneios dos esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e voleibol – começam na próxima terça-feira (17).