O nadador mato-grossense Felipe Lima, embarca amanhã à noite para Roanoke (Virgínia), nos Estados Unidos, para se aperfeiçoar física e tecnicamente, visando obter vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e na Olimpíada de Pequim, em 2008. O atleta de 20 anos realiza um antigo sonho e, além de treinar, estudará inglês na cidade em que vai morar.
Felipe sairá do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), chegando em Miami no domingo. Depois, passará ainda por Nova York antes de chegar em Roanoke. “Sempre sonhei em treinar nos Estados Unidos e agora isso está se tornando realidade”, comentou o atleta. “Minha primeira atividade está prevista para o dia 26 de setembro e a primeira competição que farei em território norte-americano deverá ser no final de outubro”, comentou Lima, que fora do Brasil será treinado pelo norte-americano Doug Founder.
A rotina que o mato-grossense terá nos Estados Unidos não o assusta. “Às segundas, quartas e sextas, treinarei em dois períodos, duas horas pela manhã e três à tarde. Já às terças, quintas e sábados, nadarei em um único período. O pior para mim será a saudade dos pais e da família, mas isso eu superarei sem problemas”.
A previsão de retorno de Felipe Lima ao Brasil é em meados do ano que vem. “No Troféu Brasil de Natação, em maio, deverei voltar para ficar de vez por aqui. Nesta época, tentarei vaga no Pan do Rio de Janeiro, já que o Troféu Brasil é seletiva para esta competição, uma das principais do meu planejamento”, ressaltou. “Antes disso, porém, virei ao Brasil disputar as duas seletivas para o Mundial de Xangai, uma em dezembro de 2005, em Santos, e outra em fevereiro de 2006, em Belo Horizonte. Também quero estar neste grande evento e vou me preparar muito para isso”.
Faltaram quatro centésimos – O torneio de Xangai, aliás, poderia estar mais próximo do nadador patrocinado pela Brasil Telecom. Felipe disputou no começo de setembro a 34ª edição do Troféu José Finkel em Santos, litoral paulista. Segundo ele sua participação foi positiva. “Fiquei a apenas quatro centésimos de segundo do índice para o Mundial nos 100m peito. Faturei o ouro neste estilo, com o tempo de 59seg84, além de duas pratas, nos 50m peito e no revezamento 4x100m medley”, completou Felipe, que na Baixada Santista ainda bateu sua melhor marca pessoal e o recorde do campeonato nos 100m peito.
Perfil – Nascido em Cuiabá no dia 5 de abril de 1985, Felipe Lima, de 81 quilos e 1,90m de altura, começou a nadar aos 12 anos, incentivado pelos pais. Ele tem no Brasil a supervisão de Alexandre Soledade. Felipe foi convocado para o Pan da República Dominicana em 2003 como reserva da equipe nacional. A jovem promessa é especialista nos 50 e 100m peito e integra o grupo de quatro nadadores patrocinados pela Brasil Telecom, composto ainda pelos brasilienses João Pedro Morais e Rebeca Gusmão e pelo carioca radicado em Brasília Hélio Celidônio.
“Ficamos felizes em poder patrocinar um atleta do Mato Grosso. O Felipe é uma das grandes promessas da natação do país”, afirma Vanderli Frare, gerente de projetos esportivos e qualidade de vida de uma concessionária de telefonia. A empresa já patrocina mais de 160 atletas em várias modalidades, entre eles a ginasta Daiane dos Santos e o velejador Robert Scheidt, além do time de vôlei feminino treinado por William Carvalho (ex-levantador da Seleção Brasileira, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984) e esportistas do triathlon e do atletismo.