terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro da Cultura prestigia a Literamérica em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O ministro da Cultura, Gilberto Gil participou hoje de manhã da assembléia geral do Fórum Nacional de Secretários de Cultura que acontece durante a Feira Sul-americana do Livro – Literamérica, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Ele elogiou a diversidade cultural do Estado classificando-a como “magnífica” e avaliando positivamente a iniciativa a realização da Literamérica em Cuiabá, Centro Geodésico da América do Sul.

O ministro agradeceu a participação dos secretários de Cultura nas discussões sobre o aprimoramento da Lei Federal de Incentivo e comentou os avanços no sentido da elaboração do Plano Nacional de Cultura.

Durante a reunião, a presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, Vera Mussi, secretária de Cultura do Paraná, entregou ao ministro “algumas considerações” sobre a lei Rouanet elaboradas pelo Fórum.

O secretário Estadual de Cultura de Mato Grosso, anfitrião da assembléia, João Carlos Vicente Ferreira, destacou a importância da Literamérica como fator de integração cultural da América do Sul. “Este é o pensamento e o desejo do governador Blairo Maggi”, disse.

Após o encontro, o ministro visitou a Feira, acompanhado de autoridades, assessores, jornalistas e estudantes que o aplaudiram provocando um alvoroço no salão central do evento.

VIOLA-DE-COCHO – Depois da visita à Literamérica, o ministro inaugurou o Ponto de Cultura, um espaço de ensino musical do projeto Ciranda financiado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. No local ele foi recebido pelas crianças atendidas pelo projeto que o presentearam com a interpretação do seu sucesso musical, “Refazenda”. Na ocasião o ministro brincou com as crianças e tocou uma viola-de-cocho.

O projeto Ciranda atende 200 crianças do bairro Dom Aquino e oferece com ensino de todos os instrumentos musicais. O projeto é mantido com recurso do Ministério (R$ 150 mil) e o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (R$ 90 mil).

Do Ponto de Cultura o ministro seguiu para o Cefet – Centro Federal de Educação Técnica, onde participa do aniversário de fundação da instituição.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE