Casa cheia na abertura do I Jogos Escolares Mato-grossenses – Categoria A, que serão disputados até sexta-feira (25) no município de Tangará da Serra, realizada no final de semana, no Ginásio de Esportes Vicente Serafim, a abertura contou com a participação das delegações dos 48 municípios classificados nas 11 fases regionais dos jogos escolares.
Durante toda a semana, Tangará se torna sede de uma das maiores concentrações esportivas de todo estado, o I Jogos Escolares Mato-grossenses, que concentrarão cerca de 1.700 alunos com idade entre 15 e 17 anos (Categoria A) nas disputas pelas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol e atletismo, nos naipes masculino e feminino.
Implementado a partir deste ano pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), os jogos escolares categoria A, disputados nas 11 regiões esportivas do estado, tem o objetivo de inserir Mato Grosso nas disputas pelos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no período de 06 a 15 de outubro, em Brasília/DF.
Entre os 48 municípios participantes da fase estadual, estão, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Matupá, Paranaita, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Vera, Acorizal, Alto Paraguai, Aripuanã, Barra do Bugres, Brasnorte, Denise, Juína, Juara, Nobres, Nortelândia, Rosário Oeste, Sapezal, Tangará da Serra, Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Querência, Nova Xavantina, Araputanga, Cáceres, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Lambari D’ Oeste, Mirassol D´Oeste, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Várzea Grande e Cuiabá, representados por mais de 70 escolas.
Segundo o prefeito municipal de Tangará da Serra, Júlio César Davolli Ladeia o evento é uma oportunidade para demonstrar a capacidade esportiva e organizacional do município, uma vez que a cidade comportará durante quase 10 dias mais de 1.700 atletas com delegações de 48 municípios. “Nesta semana tangará se transforma em uma cidade olímpica. São disputas durante todos os dias e inclusive nas noites, são professores mobilizados, atletas, famílias e profissionais do esporte”, salientou o prefeito.
“O esporte é o caminho mais certo na busca pela paz e pela integração regional”, desta forma o Coordenador de Lazer e representante da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Hélio Machado destacou a importância da realização dos jogos escolares. Segundo Hélio, os esforços pela realização dos jogos possuem dois papeis fundamentais: dar condições técnicas para que as equipes representem Mato Grosso a nível nacional (JEBs) e promover a aproximação dos atletas com a troca de experiências.
Participaram da solenidade de abertura o prefeito municipal de Tangará da Serra, Júlio César Davolli Ladeia; o secretário municipal de Esportes, Carlos Valmir Freitas; o coordenador de Lazer da SEEL, professor Hélio Machado; o coordenador geral dos Jogos e coordenador de Desporto da SEEL, professor Nilson Nei Nardelli; o prefeito municipal de Nortelandia, Wilson Ascari, e a Assessora Pedagógica Municipal, professora Sandra Santos.
A noite de abertura já contou com muita adrenalina e surpresa. A equipe tangaraense masculina de futsal que estreou na abertura e teve o direito de escolher a equipe adversária do primeiro jogo, teve uma grande surpresa ao enfrentar os atletas de Rosário Oeste. A disputa que agitou o ginásio e garantiu lances disputadíssimos entre as equipes encerrou com um saldo de 6 x 1 para Rosário, surpreendendo a equipe e os torcedores da casa.
Tangará participa com as equipes de futsal e handebol nos naipes masculino e feminino, e voleibol e basquetebol, apenas no naipe feminino.