Com os titulares poupados para a viagem para a Venezuela pela Libertadores, os reservas do Flamengo tiveram a missão de enfrentar o Friburguense na tarde deste domingo, em Nova Friburgo e não decepcionaram. Com gols de Leonardo e Léo Medeiros, e Crispim descontando, o Rubro-negro carioca venceu por 2 a 1.
O resultado levou o Flamengo aos seis pontos no grupo A, mas a equipe permanece na quinta colocação com a vitória do Americano, quarto, sobre o Fluminense. A classificação às semifinais da Taça Rio ainda é matemáticamente possível, mas a equipe de Ney Franco tem de torcer por tropeços de Cabofriense, Madureira e Americano na última rodada e ainda descontar sete gols na diferença de saldo para a Cabofriense, vice-líder.
Para o Friburguense, a situação é um pouco melhor, mas a equipe da serra também não depende de si mesma. Em terceiro no grupo B com 9 pontos, será preciso vencer o Madureira e torcer para o Volta Redonda não vencer no próximo domingo.
Jogando em casa e precisando da vitória para buscar a classificação às semifinais da Taça Rio, a equipe do Friburguense tentou fazer pressão sobre o Flamengo no início do confronto. E logo aos quatro minutos, teve boa chance num chute cruzado de Crispin, que Diego teve de se esticar todo para defender e mandar para escanteio.
O jogo era muito truncado no meio de campo, mas o Fla foi se achando em campo e não demorou a abrir o placar. Gerson Magrão deu uma de ponta e fez boa jogada pela esquerda. O atacante passou por Daniel e cruzou para a área para a chegada de Leonardo, que empurrou para o fundo das redes, aos 18 minutos.
Melhor em campo a esta altura, a equipe de Ney Franco chegou perto do segundo gol três minutos depois, novamente com Leonardo, que acertou o travessão. No rebote, o lateral Luizinho desperdiçou a chance de marcar.
O ritmo de jogo caiu um pouco na segunda metade da etapa, mas o Flamengo continuava a dominar e parecia mais perto do segundo gol do que o Friburguense de empatar. Mas, mesmo jogando com três zagueiros, a defesa rubro-negra deu bobeira numa bola cruzada sobre a área e permitiu o empate do Friburguense. Ziquinha cruzou da linha de fundo, houve um bate-rebate na área e a bola sobrou para Crispin, que fez aos 34.
O gol animou a equipe serrana, que passou a pressionar um desconcertado Flamengo, cuja defesa seguia cometendo erros bobos. O goleiro Diego foi muito exigido em duas oportunidades, em chutes de Daniel e Ziquinha. Mas, aos 46, a situação mudou. O zagueiro Cadão, em pouco mais de três minutos, cometeu duas faltas e recebeu dois amerelos, sendo expulso de campo.
No intervalo, o técnico Ney Franco fez duas alterações. Em vantagem numérica em campo, o treinador sacou o zagueiro Thiago para a entrada do meia Paulo Sérgio, e curiosamente, substituiu o atacante Leonardo, melhor em campo, para colocar Léo Lima. O Flamengo demorou a se aproveitar do fato de ter um homem a mais em campo. O Friburguense, se defendia mas também tentava suas escapadas nos contra-ataques em busca da virada. Somente a partir dos 20 minutos o time da Gávea passou a chegar com mais perigo ao gol de Ricardo.
A primeira boa oportunidade veio num belo lance do zagueiro Moisés, que, de bicicleta, mandou a bola muito perto do gol do Friburguense. Tocando melhor, o Flamengo foi chegando e conseguiu o gol da vitória aos 31 minutos. Numa cobrança de falta ensaiada na entrada da área, Léo Medeiros mandou no ângulo direito de Ricardo para fazer 2 a 1.
Com a vantagem no marcador, o rubro-negro diminuiu o ritmo, mas, mesmo assim, só não chegou ao terceiro pela boa atuação do goleiro Ricardo, que salvou sua equipe em pelo menos duas oportunidades, com Léo Medeiros e Paulo Sérgio.
Na última rodada da Taça Rio, com todos os jogos marcados para o próximo domingo às 16 horas, o Flamengo enfrenta o América , enquanto o Friburguense visita o Madureira