O desempenho dos representantes de Mato Grosso no Troféu Centro-Oeste Caixa Menores, realizado no último final de semana em Uberlândia (MG), rendeu ao Estado o segundo lugar na classificação geral, com 258 pontos. O topo ficou com Minas Gerais, que durante dois dias atingiu 363 pontos. Já o Mato Grosso do Sul ficou com a terceira posição, com 243.
No desempenho por naipes, Mato Grosso também ficou em segundo. No masculino conquistou 134 pontos (contra 206 de Minas Gerais). No feminino foram 124 (ante 127 das mineiras). Ao todo, 149 atletas estavam inscritos, representando o Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais – além das Estados da região centro-oeste, outras unidades da federação participam do evento.
No sábado, pelos 3 mil metros, Mato Grosso garantiu dobradinha no pódio com Derirrane Lopes Santos (ouro) e Patrícia Lemos da Silva (prata). Nos 400 metros femininos o título ficou com Lourdes Fernanda de Souza Dallazem. No salto em distância Aline Nascimento, de Sorriso, foi a 4ª colocada. Já Leudiane dos Santos Gonçalves, a 5ª. Na decisão do arremesso de peso masculino Sidnei Borges da Costa ficou em 6ª.
Pelo salto em altura foi a vez de Almir Cunha dos Santos garantir mais um pódio para Mato Grosso. Ele sagrou-se campeão, a frente do sul-mato-grossense Guilherme da Silva Fernandes, segundo colocado. No lançamento de disco feminino Jenifer Skimanski Pegoraro ficou com a prata.
No sábado à tarde novos pódios foram consquistados pela delegação mato-grossenses. Divino Rumão da Silva ficou em terceiro na final dos 1,5 metros rasos. Claudineia Montes Tenório venceu no feminino.
Pelos 200 metros rasos Jeferson Cândido de Oliveira Santos foi o terceiro colocado. Pelo feminino Lourdes Fernanda de Souza Dallazem faturou o ouro. Aline do Nascimento terminou em segundo no salto triplo. Tharcizio Guilherme da Silva venceu o salto em distância.
No domingo, último dia de competição, Joseilton Costa Cunha venceu nos 800 metros rasos. No feminino, Cristina Vanessa de Souza foi a terceira e em quarto terminou Elaine Nascimento Gama, também de Mato Grosso.
No revezamento medley masculino, Thacizio Guilherme da Silva, Igor Tacada, Ivo de Oliveira e Guilhões Joseilton Costa Cunha ficaram com a prata. Pelo salto triplo Tharcizio Guilherme da Silva fez bonito e faturou o título. No lançamento de dardo Josicleia Pereira Guimarães ficou com a prata.
No disco masculino Sidnei Borges da Costa foi o terceiro e Alef Henrique Klaesener o quarto.