O maratonista João Neto Pereira Braga, 40 anos, de Barra do Garças é o único mato-grossense filiado à Famt (Federação de Atletismo de Mato Grosso) a participar da 85ª Corrida Internacional de São Silvestre. João Neto venceu a seletiva estadual disputada em outubro em Cuiabá. Ele será patrocinado pela Seel (Secretaria de estado de Esporte e Lazer). Porém, o presidente da Famt, José Carlos de Lara Pinto, explica que outros 40 atletas do estado estarão na corrida. São atletas “avulsos” e amadores não filiados à Federação.
Na última prova do ano, em Cuiabá, realizada no bairro Três Poderes, 50 inscritos percorreram 8 km em torno do Palácio Paiaguás, Fórum e Assembléia Legislativa. O vencedor foi Fernando da Silva, de Várzea Grande, que mesmo não sendo integrante da Federação, terá o patrocínio do Sesi/Mato Grosso na competição. Outros atletas também contam com o apoio da entidade.
As corredoras Valquíria Santos Silva e Nadir Sabino, que já participaram da competição em outras edições, nesse ano estão fora. Valquíria sofreu uma contusão e Nadir perdeu o patrocínio. De acordo com a Famt, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) convidou dois atletas – um homem e uma mulher -de cada Federação Estadual para participar da corrida. 15 aceitaram o convite: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe. Mato Grosso não constava na lista. Acamado, José Carlos de Lara Pinto, não pode explicar porque o nome de Mato Grosso não constava na lista da São Silvestre de atletas convidados.
No total, 21.000 atletas se inscreveram na prova. São Paulo, terá o maior número de participantes (15.720), com 75,20%, seguido do Rio de Janeiro (902), com 4,29%; de Minas Gerais (873), com 4,16%, Paraná (700), com 3,34% e do Distrito Federal (430), com 2,05%. Os estrangeiros – 38 – representam 0,19% dos participantes.