PUBLICIDADE

Mato Grosso inaugura hoje 3º maior ginásio do país e se destaca cenário esportivo

PUBLICIDADE

A inauguração do ginásio poliesportivo Aecim Tocantins, às 19h30, faz com que Mato Grosso se destaque no cenário nacional e internacional do Esporte. Esta é a avaliação dos gestores estaduais de esporte de todo o país, que estão reunidos em Cuiabá para o Fórum de Secretários Estaduais de Esporte. Os dois jogos da seleção brasileira de voleibol pela Liga Mundial, que ocorrem na sexta e sábado, é uma demonstração da capacidade do novo complexo esportivo.

Com arquitetura moderna e adequações que atendem às normas internacionais, o ginásio poliesportivo “Professor Aecim Tocantins” será o terceiro maior do país em relação à capacidade de público. Enquanto o “Mineirinho”, em Belo Horizonte, que é o primeiro, tem capacidade para receber 19,6 mil pessoas e do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, 14 mil, o ginásio cuiabano que é o maior do Centro-Oeste tem capacidade para receber um público sentado de 11 mil pessoas. Um total de quatro mil e quinhentas nas cadeiras e seis mil e quinhentos nos lugares das arquibancadas.

O presidente do Fórum e secretário de esportes do Paraná, Ricardo Gomide, fala da importância do complexo esportivo de Mato Grosso e lembra que um dos grandes problemas do setor é a carência de infra-estrutura esportiva no país. “Nós no Paraná não temos um espaço como este inaugurado hoje em Mato Grosso. Curitiba não tem”, completou Ricardo Gomide.

A mesma observação é feita pelo secretário do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos Junior. “A Bahia hoje não tem condições de sediar um torneio de grande porte, vivemos os preparativos dos Jogos Panamericanos e infelizmente não vamos sediar nenhum dos jogos por não ter espaço adequado. O Governo de Mato Grosso está de parabéns por esta iniciativa”, afirmou.

A iluminação do ginásio tem padrão internacional. Com uma intensidade luminosa de luz de 1.500 lux, adequada aos padrões internacionais, o ginásio também possui onze cabines de imprensa e em todos os quesitos não fica devendo a nenhum outro ginásio poliesportivo do Brasil.

A área construída é de 16.000 metros quadrados, sendo a área total de 61.650,69 metros quadrados. Com três pisos superiores, o ginásio oferece no térreo as dependências de vestiários, auditório para 200 pessoas, administração e convívio, com refeitório para 200 pessoas. No primeiro piso estão as cadeiras, a secretaria e os alojamentos para 200 pessoas, no segundo; uma área de circulação e a arquibancada geral e no terceiro, outra arquibancada geral.

Sua estrutura física está preparada de acordo com as normas esportivas para receber diversas modalidades, como; basquetebol, voleibol, futsal, handebol, artes marciais, além de espetáculos de dança, teatro e música, por exemplo. Foram investidos, pelo Governo do Estado, R$ 23 milhões na obra.

Como ex-secretário de Esportes de Cuiabá e referência no atletismo em Mato Grosso, Expedito Sabino, elogia a iniciativa do Governo do Estado em construir um ginásio de 1º mundo. “Eu acredito que será um marco e uma alavanca para o desenvolvimento no Esporte do Estado”, afirmou Expedito Sabino.

Dirigentes de diferentes federações como Futsal, Karatê-Do Tradicional e Boxe também comemoram a inauguração do complexo esportivo. Para Adairce Castanhetti, da Federação de Karatê o Estado carecia de um espaço com estrutura para todas as modalidades. Sebastião Borges, da Federação de Boxe também acredita que esse investimento do Governo do Estado vai reforçar o esporte como um todo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE