Mato Grosso está participando da Feira Internacional de Pesca Esportiva – Feipesca (considerada a maior da América Latina), que começou hoje e vai até dia 24, em São Paulo, e busca promover o turismo de pesca esportiva no Estado. O evento reúne 120 marcas expositoras e tem expectativa de receber mais de 40 mil pessoas.
O evento deste ano terá entre as atrações um estande da secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e uma equipe ‘in loco’ para atender ao público com material informativo, audiovisual e informações sobre os principais polos de turismo de pesca esportiva mato-grossenses. Um grupo de mais de 10 operadores turísticos também integra a comitiva para divulgar e comercializar os pacotes e passeios.
Mato Grosso é considerado um dos principais destinos para a pesca esportiva no país. Conforme o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o estado recebe cerca de 30% dos turistas brasileiros que buscam essa prática. Dados do Governo Federal revelam que o Brasil tem 9 milhões de pescadores habituais, dos quais, 443 mil são pescadores amadores licenciados e 80% praticam a pesca embarcada.
“Temos muito potencial para desenvolver ainda mais este segmento no nosso estado que é banhado por diversos cursos d’água propícios para a prática esportiva, além da diversidade e abundância de peixes, no entanto, o desafio é fomentar o turismo de pesca aliado às práticas sustentáveis para que os recursos sejam preservados afim de que esta modalidade seja longeva e que Mato Grosso possa expandir atraindo mais turistas”, explica, através da assessoria.