A canoísta e moradora de Primavera do Leste (244 quilômetros de Cuiabá), Ana Sátila Vargas, de 22 anos, conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), ela a primeira brasileira na história a chegar em primeiro lugar em uma edição da competição na categoria K1 Extremo.
“É muito difícil. Tem muito contato físico. As atletas também são muito boas. Eu estava numa posição muito ruim para largar na final. Então, foi muito difícil entrar na prova e ter uma boa posição. Depois do início, eu fui na garra e pensando na vitória”, revelou a atleta através da assessoria.
Vargas também ficou em 6º lugar na prova C1 feminina, que é sua especialidade. No ano passado, ela conseguiu a medalha de prata no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, em Pau, na França.
Há dois meses, a brasileira já havia conquistado o primeiro lugar no pódio na mesma prova durante o Campeonato Mundial Sub-23 em Ivrea, na Itália.
O campeonato Mundial de Canoagem Slalom, no Rio de Janeiro reuniu cerca de 250 atletas, de 37 países, durante as competições, no último domingo.