Como o título de campeão estadual de 2009 valerá vaga na Série C do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2010, os clubes mato-grossenses estão correndo contra o tempo atrás de reforços para montar times competitivos. Participar das competições nacionais e fazer história no futebol do Estado, como Luverdense e Mixto, que se mantiveram na ‘terceirona’ do ano que vem, tem animado os dirigentes. Com apoio da Secretaria Estadual de Esportes comerciantes e empresários, os ‘cartolas’ planejam equipes com ‘poder de fogo’ para chegar à decisão.
O Luverdense se antecipou e manteve a base que disputou a Série C deste ano, faltando contratar mais 3 ou 4 jogadores para fechar o grupo. O Sinop voltará ter Altair Cavaglieri e Alceu Gondro na diretoria, que junto com o técnico Cláudio Marques (bi-campeão em 98 e 99) estão acertando com jogadores de ‘bagagem’, vindos da capital Paranaense e do Ypiranga de Erechim (RS), por exemplo.
O Sorriso, Lobo do Norte, acertou com o técnico Eduardo Henrrique, que atualmente trabalha em Limeira (SP). A equipe será formada por jogadores pratas da casa e reforços oriundos de outros clubes de Mato Grosso. Também buscará ‘repatriar’ os sorrisenses Ricardo (meia), Júnior (lateral-esquerdo), Buchecha (zagueiro), Fernandinho (goleiro) e Fumaça (meia).
O Barra do Garças, que estima folha salarial de até R$ 80 mil, tirou o treinador Marcos Birigui de Rondonópolis e vai fazer uma ‘seleção estadual’. Já está praticamente certo com os goleiros Everton Perereca (União) e Luiz Antonio (Mixto), os zagueiros Tiago Fofão (Cacerense), Evandro (Mixto) e Acácio (Cacerense). No meio campo podem jogar Souza (Cacerense) e Marcelo Newman (Cacerense).
No Araguaia ficou definido que o técnico Pedro Mendes e boa parte do time campeão da Copa Mato Grosso deste ano estarão no clube. No União de Rondonópolis, o técnico Valdo chega nesta semana para observar o atual grupo de jogadores e indicar contratações. Como estava em Santa Catarina, presume-se que jogadores daquele Estado reforçarão o clube unionino.
Do Mixto e Operário ainda há poucas informações sobre contratações, mas o primeiro é atual campeão estadual, disputará a Série C e Copa do Brasil de 2009, levando a crer que montará time forte para o certame estadual, que promete ser um dos mais disputados dos últimos anos.
(Atualizada às 13:16hs)