Os Jogos Escolares da Juventude, deste ano, realizados nas regiões Sul e Médio Norte, classificaram mais 23 escolas públicas e privadas para a final mato-grossense das competições. As disputas envolveram equipes de 61 instituições de ensino, sendo 27 em Nobres e 34 em Jaciara, em busca de vitórias no vôlei, basquete, handebol e futsal, com times masculino e feminino de estudantes atletas.
No Médio Norte, 12 escolas conseguiram classificação para a estadual. Nobres foi o grande destaque das competições, com seis vitórias em diferentes modalidades. As instituições de ensino de Tangará da Serra, Jangada e Rosário Oeste também saíram na frente, conquistando dois primeiros lugares cada uma. As demais cidades que serão representadas na estadual são Diamantino, Acorizal, Barra do Bugres e São José do Rio Claro. Nessa fase participaram 1.300 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes.
Em Jaciara, sede dos jogos da região sul, as escolas de Rondonópolis fizeram diferença e voltaram para casa com nove vitórias. Santo Antônio do Leverger e Jaciara também foram destaque, com três vitórias cada município. Outra campeã foi Alto Araguaia, que ficou em primeiro lugar em uma modalidade. Na região sul, participaram 1.100 pessoas.
A próxima fase dos Jogos Escolares da Juventude começa, amanhã, em Comodoro. Serão 13 municípios participantes com 90 equipes de 29 escolas públicas e privadas da região sudoeste. As competições na cidade seguem até 17 de junho.
Os Jogos Escolares da Juventude são voltados para estudantes de 12 a 14 anos (categoria B) e de 15 a 17 anos (categoria A), com times masculino e feminino. O calendário ainda prevê realização de disputas regionais até julho nas seguintes cidades-sede: Vila Rica, Mirassol D’Oeste e Aripuanã.