No dia posterior à vitória por 3 a 1 sobre o Santos, somente os reservas do Grêmio treinaram no gramado do CT Luiz Carvalho. O trabalho teve várias novidades: o novo reforço para o meio-campo, William Schuster, se junto a jovens como Denílson, Iago e Kaio, que receberam sua primeira chance de treinar no grupo profissional. Os titulares realizaram atividades regenerativas na academia.
A notícia ruim ficou por conta do volante Maicon. Depois de cumprir suspensão na Vila Belmiro, o jogador tinha sua volta dada com certa para esta quarta, diante da Chapecoense. No entanto, o meio-campista deixou o treino mais cedo, acusando dores na perna esquerda, e virou dúvida para a partida na Arena Condá. O jovem Moisés, que entrou no segundo tempo diante do Peixe, é o principal candidato a substituí-lo, em caso de impossibilidade de atuar.
Fora de campo, a principal novidade é a confirmação do nome do atacante Fernandinho no Boletim Informativo Diário da CBF. Assim, ele já pode reestrear pelo Grêmio. No entanto, a tendência é que ele só seja opção para a partida do dia 18, contra o Flamengo, no Maracanã. Por voltar de férias após passagem pelo Verona, o jogador está passando por uma espécie de pré-temporada particular, e só após ficar em condições é que ficará à disposição do técnico Roger Machado.
Nesta terça, o comandante gremista deverá saber se poderá contar ou não com Maicon. O Grêmio fará apenas um treino antes do confronto com a equipe catarinense. Caso vença a Chape, o Tricolor pode assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Bastaria, neste caso, o Atlético-MG não derrotar o Sport, em Belo Horizonte.