Eleito o melhor do mundo pela entidade no ano passado, o meia Kaká, do Milan, será o único brasileiro a concorrer ao prêmio de melhor jogador de 2008 da Fifa, que anunciou os 23 candidatos ao prêmio na tarde desta quarta-feira.
A decisão final agora está nas mãos dos capitães e dos técnicos de todas as seleções inscritas na Fifa. O nome dos três atletas que receberem mais votos será divulgado no início de setembro pela entidade. Já o vencedor será conhecido em 12 de janeiro de 2009, em cerimônia em Zurique, na Suíça.
Campeã da Eurocopa em junho e atual líder do ranking da Fifa, a Espanha conta com seis atletas indicados à honraria – Casillas, Fábregas, Fernando Torres, Iniesta, David Villa e Xavi. Em seguida aparece a Inglaterra, com três postulantes (Terry, Lampard e Gerrard). Já Portugal tem na briga Cristiano Ronaldo, favorito ao prêmio, e o brasileiro naturalizado Deco.
Além de Kaká, pelo Brasil, os argentinos Messi e Agüero são os representantes da América do Sul na eleição. A África também tem três jogadores concorrendo: o camaronês Eto’o, o togolês Adebayor e o marfinense Drogba. Os europeus seguem absolutos, com os outros 17 atletas da lista.
Em relação aos clubes, o Manchester United, atual campeão da Copa dos Campeões e bicampeão inglês, possui apenas um jogador na briga pelo título – Cristiano Ronaldo. Mesmo depois de fracassos na última temporada, Barcelona e Chelsea são os campeões de indicações, com quatro jogadores cada (Ballack, Drogba, Terry e Deco dos ingleses e Eto’o, Iniesta, Xavi e Messi dos espanhóis).
Enquanto no masculino apenas Kaká representa o Brasil, o futebol feminino do País terá três jogadoras indicadas a melhor do mundo da Fifa, entre elas Marta, atual bicampeã. Completam a lista a artilheira Cristiane e a meia Daniela Alves. Nadine Angerer (Alemanha), Shannon Boxx (EUA), Birgit Prinz (Alemanha), Christine Sinclair (Canadá), Kelly Smith (Inglaterra), Hope Solo (EUA) e Ingvild Stensland (Noruega) são as adversárias das brasileiras.
Confira a lista dos 23 jogadores indicados ao prêmio:
Adebayor (Arsenal)
Aguero (Atlético de Madri)
Arshavin (Zenit)
Ballack(Chelsea)
Buffon (Juventus)
Casillas (Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Deco (Chelsea)
Drogba (Chelsea)
Eto’o (Barcelona)
Fábregas (Arsenal)
Fernando Torres (Liverpool)
Gerrard (Liverpool)
Ibrahimovic ( Internazionale)
Iniesta (Barcelona)
Kaká (Milan)
Lampard (Chelsea)
Messi (Barcelona)
Ribéry (Bayern de Munique)
Terry (Chelsea)
Van Nistelrooy (Real Madrid)
David Villa (Valencia)
Xavi (Barcelona)