O Juventude surpreendeu na tarde deste domingo ao vencer o Grêmio por 3 a 2 em pleno estádio Olímpico. Com a vitória, o Juventude está classificado para as semifinais do Campeonato Gaúcho. O Grêmio está eliminado da competição estadual.
No jogo de ida, o Juventude havia perdido para o tricolor por 2 a 1 em Caxias do Sul. Mendez, duas vezes, e Tiago fizeram os gols do Ju, que chegou a estar vencendo por 3 a 0, em uma partida muito tensa e com quatro expulsões, sendo três jogadores gremistas: Tadeu, Jonas e Eduardo Costa. Tiago, do Juventude, também recebeu cartão vermelho. Os gols tricolor foram marcados por Jonas e Paulo Sérgio.
O jogo começou equilibrado. O Grêmio, com uma escalação bastante diferente Em relação aos últimos jogos, tinha pouca produção ofensiva. Perea era o único atacante e a bola pouco chegava no colombiano. O técnico Celso Roth optou por um esquema 4-5-1, sendo muito vaiado pelos torcedores gremistas desde a etapa inicial da partida.
O Juventude tirou proveito da instabilidade gremista em campo e abriu o placar aos 15 minutos, um rápido contra-ataque. Maycon cruzou da direita e Mendez, de cabeça, abriu o placar. O primeiro chute do Grêmio ao gol esmeraldino ocorreu apenas aos 26 minutos, em uma conclusão fraca de Julio dos Santos.
Sem inspiração e exagerando em toques laterais improdutivos, o Grêmio não levava perigo. Assim, o Juventude aproveitou e conseguiu ampliar a vantagem Aos 37, Maílson cabeceou uma bola no travessão. Os jogadores do Grêmio reclamaram que a bola teria entrado. No contra-ataque, Lauro fez grande jogada e tocou para Mendez, que fez um belíssimo gol.
Na etapa final, o Grêmio voltou com o centroavante Tadeu em lugar do volante Nunes e o jovem Rafael Carioca na vaga de Julio dos Santos. Assim, o time de Porto Alegre retornou melhor e mais agressiva. Aos 7 minutos, Perea quase fez um gol ao concluir de perna esquerda com perigo.
No entanto, o tricolor diminuiu o ritmo. O Juventude truncava e trancava a partida, valorizando cada minuto. O time do técnico Zetti estava impecável nos contra-ataques. Aos 19 minutos, em mais uma escapada perfeita, Lauro lançou Ivo pela esquerda, ele cruzou e Tiago, de cabeça, fez o terceiro gol esmeraldino.
Após o gol, o atacante Tiago foi comemorar em frente ao torcedor do Grêmio. Os jogadores tricolores ficaram revoltados e perseguiram Tiago, acertando vários empurrões no jogador do time verde. Tiago e Pereira acabaram expulsos.
Aos 30, Mendez quase amplia, mas Jonas, no minuto seguinte, descontou para o Grêmio. Porém, três minutos depois Jonas chutou Hélder e foi expulso. Paulo Sérgio, de falta, descontou aos 48. Na confusão, Eduardo Costa também recebeu o vermelho. Assim, o Juventude comemorou a classificação às semifinais do Estadual.