Os alunos Bruno Luiz da Silva, Joel Santana da Silva, Leandro Henrique Silva Leal, Eder Canavarros de Almeida, Gilberto Erasmo da Silva, Luiz Fernando da Luz e Sancicreyton Carlos da Silva, estarão representando Nova Mutum amanhã, em Cuiabá, no Campeonato Estadual de Xadrez. A competição é válida como seletiva para o Campeonato Brasileiro nas categorias 91, 90 e 89. Os sete alunos do município foram selecionados após uma competição realizada entre todas as escolas de Nova Mutum onde está sendo desenvolvido o projeto de xadrez.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Lauro Immich, a modalidade está se destacando assim como as demais atividades esportivas. O xadrez é umas das modalidades que mais exigem concentração e treinamento, pois são exercícios que a mente utiliza para vencer o jogo. “O xadrez é uma alternativa para estimular o conhecimento e também a disciplina”, explicou.
Em Nova Mutum o xadrez vem sendo desenvolvido em todas as escolas do município pelo professor e autor do “Projeto Xadrez Para Todos”, Eduardo Padoan. A idéia surgiu na Escola Municipal Caminhos do Saber e agora, com o apoio do Esporte e da Secretaria de Educação e Cultura, está sendo estendido para mais de três mil alunos.
Segundo Eduardo, a introdução do xadrez nas atividades escolares é uma excelente idéia. Na Caminhos do Saber, só nos horários de educação física já foram jogadas mais de 5,5 mil partidas, ou seja, uma pequena amostra de como o xadrez está sendo levado a sério.