Além do esporte, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2016) vão fomentar a economia de Cuiabá. Só na parte de hotelaria, a competição vai injetar cerca de R$ 3 milhões para hospedar, em 21 hotéis, os mais de 4.500 participantes dos jogos, vindos de todos os cantos do país. Os JUBs ocorrem de 2 a 13 de novembro em 17 espaços esportivos espalhados por Cuiabá.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, ressaltou que o ganho na economia foi um dos motivos para o Governo trazer a competição para Mato Grosso. Ele acrescentou que além da rede hoteleira também há os gastos dos participantes dos jogos. “Nos JUBs de Uberlândia, no ano passado, os atletas gastaram mais de R$ 1 milhão de reais no comercio da cidade. Então é muito vantajoso trazer esse evento para Cuiabá”, concluiu.
O diretor-geral dos JUBs 2016, Alessandro Battiste, afirmou que as tarifas e a qualidade do setor hoteleiro de Cuiabá se encaixaram perfeitamente com as demandas dos jogos. “O jovem que for bem recebido, no futuro retornará à cidade, quem sabe para conhecer o Pantanal, Chapada dos Guimarães e outros pontos turísticos”, reforça.
Para o consultor de vendas da Rede de Hotéis Mato Grosso, Vicente Evangelista Pereira Mendes, que tem cinco hotéis envolvidos no evento é muito importante a vinda do JUBs a Cuiabá, não só para o setor de hotelaria, mas para toda a cidade. “Para o serviço de hotelaria em Cuiabá é fantástico receber esse tipo de evento. A nossa expectativa é a melhor possível, estamos de braços abertos e preparados para recepcionar todos. Que eles levem daqui não só a lembrança do calor da cidade, mas também do calor humano”.
O presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Mato Grosso (ABIH-MT), Bruno Delcaro, lembrou que Cuiabá possui 14 mil leitos e disse que a cidade está preparada para receber eventos desse porte. “Junto com o presidente da Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU), Alexandre Bregunci, procuramos fortalecer o projeto com o Governo do Estado, não só para que ele aconteça agora, mas para que Cuiabá fique na agenda da CBDU. Queremos fortalecer não apenas o turismo de lazer, mas também sermos lembrados como uma cidade boa para eventos esportivos”.
Os JUBs chegam à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas. Além das já conhecidas badminton, basquete 3×3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
A abertura oficial do evento será no dia 3 de novembro. De 04 a 06 de novembro serão disputadas as modalidades individuais. De 08 a 12, será a vez dos atletas das modalidades coletivas.