O mato-grossense Gilmar Flores, o Joaninha, e o paulista Cyro de Oliveira disputarão um dos maiores eventos de esportes radicais do mundo, o X Games, que este ano traz uma edição para o Brasil, entre 25 a 27 deste mês, no sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Ambos participam pelo motocross freestyle, uma das modalidades que promete agitar o público.
Pelo menos 100 atletas de vários países participarão de provas em seis categorias de BMX, Skate e Moto X. Ainda nesta última, os pilotos Marcelo Simões e Jean Bregamini foram convidados.
Tanto Joaninha quanto Cyro são os únicos do país que realizam o backflipp, manobra que consiste em executar um giro de 360º após rampar. O primeiro piloto já faz variações, e Cyro, treina para aperfeiçoá-la.
Foi em Sinop, Norte de Mato Grosso, onde Cyro conseguiu executar pela primeira o back. Na chácara de treinamentos onde fica Gilmar Flores, o paulista tornou-se o segundo do Brasil a fazer o backflip. Em uma entrevista com o piloto, ele destacou que a intenção é ‘flipar’ nas próximas competições, entre elas o X Games. “Minha intenção é flipar, mostrar para o mundo inteiro que no Brasil também há o pessoal que representa”, declarou.