Mesmo sem fazer uma boa partida, o Grêmio venceu o Cruzeiro, por 2 a 1, na noite gelada desta quarta-feira, em Caxias, com os portões fechados, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tcheco e Ramon marcaram para o Tricolor gaúcho. Élber descontou para a Raposa.
Com o resultado, o time gaúcho manteve-se na terceira colocação, agora com 35 pontos. Já o time mineiro caiu da sétima para a oitava posição. Na próxima rodada, os gaúchos recebem o Paraná, no Olímpico, e os mineiros o Figueirense, no Mineirão.
O jogo: Jogando na baixa temperatura e sem o calor do torcedor, Grêmio e Cruzeiro iniciaram a partida em ritmo de treino. Brigando para permanecer entre os quatro primeiros colocados, as duas equipes davam a impressão de que jogariam apenas para se defender. Pior na tabela, a Raposa saía um pouco mais para o ataque e teve a primeira chance para abrir o marcador. Aos seis minutos, o armador Wagner cobrou falta na área. A bola passou por todo mundo e quase surpreendeu o goleiro Marcelo.
Apesar do susto gremista, a partida seguiu equilibrada e com poucas jogadas com perigo no ataque. O jogo ficou truncado, disputado apenas no meio de campo. O Grêmio, sem inspiração, tentava sair para o ataque e acabava abrindo espaços na sua defesa para os contra-ataques da Raposa. Apesar disso, os mineiros voltaram a ameaçar apenas no final da primeira etapa. Aos 38, o lateral Michel cruzou na pequena área. O zagueiro Evaldo fez o corte parcial e o rebote ficou com Geovanni, que bateu para gol. Marcelo fez grande defesa e levou o empate para o intervalo.
No segundo tempo, o Cruzeiro tentou voltar da mesma maneira. Porém, o time mineiro se movimentava pouco, facilitando para a marcação. Já o Tricolor gaúcho voltou com mais disposição. E logo aos cinco minutos, numa bobeada de Geovanni, na intermediária, a bola ficou com Tcheco, que passou por Teco e, de pé direito, de fora da área, acertou o canto direito de Fábio, fazendo Grêmio 1 a 0.
Apesar do susto, a Raposa não se abalou. E, com isso, o troco não demorou muito para sair. Aos 17, o volante Sandro, improvisado na lateral-esquerda, fez longo cruzamento na área. A bola encontrou o experiente atacante Élber que, mesmo marcado por Maidana, de cabeça, conseguiu colocar a bola na rede e empatar a partida por 1 a 1.
Se na primeira etapa faltou movimentação e emoção, no segundo tempo, a partida mudou. Depois da abertura do placar, logo no início, e do empate na seqüência, o Grêmio conseguiu a vantagem, numa falha incrível do goleiro Fábio. Aos 19, Tcheco cobrou escanteio na primeira trave. Ramon desviou de cabeça e a bola passou entre as pernas do goleiro do time mineiro: Grêmio 2 a 1.
Atrás no marcador, o técnico Oswaldo de Oliveira colocou o armador Kerlon no lugar do zagueiro Luizão. O time mineiro, que passou a jogar no 4-4-2, saiu mais para o ataque, em busca do empate. Porém, passou a abrir espaços para os contra-ataques gremistas. E, aos 26, o atacante Rômulo entrou sozinho na área, após receber passe de Wellington. O atacante bateu forte, mas Fábio, se recuperando da falha do gol, fez grande defesa.
O Grêmio continuava com as melhores ações na partida. O Cruzeiro errava muitos passes e assistia o adversário jogar. Com isso, o Tricolor gaúcho manteve a posse de bola e segurou o resultado até o final.