Campeões estaduais no último final de semana, Atlético-MG e Internacional se encontraram no Independência para o primeiro duelo das oitavas de final de Libertadores. Por conta da campanha inferior na fase de grupos, o jogo de ida foi realizado no caldeirão do Horto. Em um jogo emocionante e com início arrasador, o Internacional surpreendeu e saiu com o empate por 2 a 2, com direito a dedo do técnico Diego Aguirre, que colocou D’Alessandro e Valdia no segundo tempo e mudou a história do jogo.
O mistério dos treinadores nos últimos dias foi justificado pelas novidades nas equipes. Levir sacou o jovem Carlos e começou o jogo com Thiago Ribeiro, enquanto Aguirre escalou Ernando na lateral esquerda e deixou D’Alessandro e Valdivia entre os suplentes no primeiro tempo.
O jogo
O ponteiro do relógio mal tinha dado sua primeira volta e o garoto Luan já tinha levado o primeiro cartão amarelo do jogo. Segundos mais tarde, Marcos Rocha vacilou na defesa e Lisandro López surpreendeu os atleticanos, nos quais muitos ainda nem tinha entrado no estádio. Apesar do gol colorado, o Atlético procurou não se abater e mostrou uma boa postura em campo. Com dez minutos, o time mineiro já fazia jus ao empate. Em um lance muito parecido com o gol marcado diante do Colo Colo, Rafael Carioca explodiu o travessão de Alisson. Pouco depois, em nova blitz do Galo, Douglas Santos pegou a sobra de fora da área e chutou rasteiro, igualando o marcador.
Pelo restante do primeiro tempo, o Atlético foi mais incisivo e intenso dentro de campo, mas pecou no rendimento baixo de Dátolo e Thiago Ribeiro, que deixaram a desejar. Muitas vezes empurrado em seu campo defensivo, o Inter recorreu às faltas, algumas vezes rendendo cartões amarelos. A estratégia de Aguirre em atuar com três zagueiros gerou algumas batidas de cabeça da defesa, ainda antes da equipe conseguir se acertar em campo e levar certo perigo nas descidas em velocidade e na bola parada com Alex.
O segundo tempo começou com o Atlético passando mais tempo no ataque, mas ainda sem empolgar. A torcida já começou a pegar no pé de alguns jogadores, mas foi Diego Aguirre quem fez as primeiras alterações. Titulares do Colorado, Valdivia e D'Alessandro tiveram que esperar mais 15 minutos da etapa final no banco de reservas, mas menos de dois minutos para colocar o Inter novamente na frente. No levantamento do argentino pelo lado esquerdo do campo, a bola acaba encontrando o craque do Campeonato Gaucho, que ganha a disputa pelo alto e marca o segundo da equipe sulista.
Novamente em desvantagem, Levir foi para o tudo ou nada e arriscou ao promover as entradas de Jô e Giovanni Augusto, abrindo mão de um de seus volantes para explorar o setor criativo e a jogada aérea. A pressão foi até o final e o Leonardo Silva garantiu o empate aos 48 minutos do segundo tempo.