O Internacional confirmou a liderança da primeira fase do Gauchão neste domingo. A equipe de Diego Aguirre teve paciência para furar a retranca do Passo Fundo e vencer por 2 a 0 no Beira-Rio. Valdívia e Alex, ambos no segundo tempo, definiram a vitória.
O Colorado pressionou o jogo todo. A vitória parcial do Grêmio chegou a tirar o time rubro da liderança durante boa parte da tarde, mas após o empate do Zequinha e os gols de Alex e Valdívia a vantagem sobre o Tricolor chegou a ser ampliada: 34 a 30. Este fato praticamente garante um possível Gre-Nal com segundo jogo no Beira-Rio na decisão, caso os dois grandes cheguem lá.
Neste meio de semana, o Inter fará também em casa o jogo único das quartas de final. O adversário será o Cruzeiro-RS.
O jogo – Lutando por classificação, o Passo Fundo armou um ferrolho para sair do Beira-Rio com um pontinho, que seria fundamental para sua passagem de fase. O Colorado impôs um ritmo forte no começo. Aos dois minutos, num raro espaço concedido, Valdívia entrou com liberdade e bateu para boa defesa de Juliano. Aos cinco, o goleirão fez nova defesa em tentativa de Nilmar. Dois minutos depois, mais uma defesa, em falta batida por Vitinho.
Passado o susto inicial, o Passo Fundo ajustou a marcação e dificultou as chegadas rubras. A equipe de Diego Aguirre só voltou a chegar aos 24, em cabeçada de Paulão defendida por Juliano. A primeira conclusão do time do interior ocorreu aos 26, com Michel, para fora. Foi a única de todo o primeiro tempo. O Inter respondeu com um perigoso chute de Nilmar para fora, aos 30.
Nos dez minutos finais da etapa inicial, o time da capital voltou à carga. Aos 37, Vitinho escorregou na hora de arrematar, mas ainda assim levou perigo na batida. Três minutos depois, o atacante colorado quase achou o ângulo de Juliano – a bola desviou e saiu. Na cobrança do escanteio, o goleiro do Passo Fundo evitou o gol olímpico de Alex.
O segundo tempo começou com o Inter em cima de novo. Aos nove minutos, Alex rolou em falta para Nilton soltar a bomba, com perigo. Aos 13, Alex bateu escanteio, Freitas cabeceou, Juliano soltou e Réver, na pequena área, cabeceou por cima. Na jogada seguinte, mais uma boa chegada colorada, através de Alex. Aos 17, Nilmar chutou cruzado, Juliano defendeu e William, no rebote, chutou em cima da zaga.
A pressão era cada vez maior. Aos 24, Rafael Moura quase fez de cabeça, Juliano salvou de novo. Aos 26, não houve jeito: ao receber cruzamento de William, Valdívia encobriu o goleiro do Passo Fundo com um leve toque de cabeça e abriu o placar. Mesmo diminuindo o ritmo após o gol, o Inter chegou a fazer outro aos 36, com Rafael Moura, mas a arbitragem assinalou impedimento. Aos 42, porém, Alex definiu a parada, fazendo 2 a 0 após apanhar rebote e soltar a bomba.