Tudo parecia indicar que o Internacional não teria problemas para golear o Gaúcho de Passo Fundo, lanterna da Chave 1 do Campeonato Gaúcho. Contudo, o time de Abel Braga não conseguiu transformar as várias chances criadas em gol e obteve apenas a vitória simples por 1 a 0 neste sábado, no estádio do Beira-Rio.
No primeiro tempo, o Internacional pressionou o tempo todo, manteve o controle do jogo e criou as melhores jogadas. O Gaúcho, por outro lado, se limitava a tentar marcar o adversário e explorar as saídas em contra-ataque. Assim, de tanto insistir, o Internacional conseguiu chegar ao primeiro gol.
Aos 33, o jovem atacante Alexandre Pato dominou a bola e conseguiu se livrar dos zagueiros antes de tocar no meio da área, encontrando Iarley. Lá, o meio-campo colorado só teve o trabalho de olhar e chutar na saída do goleiro do Gaúcho, abrindo o placar do encontro.
Depois disso, o Internacional manteve a pressão já exercida desde o início, o que requisitou bastante o goleiro Ezequiel. O ataque do time de Passo Fundo, por outro lado, não conseguia apresentar tanta eficiência quanto o defensor e só chegou ao gol uma vez na primeira etapa.
No segundo tempo, porém, o panorama do jogo não se alterou. Apresentando boa articulação e bom passe no meio de campo, o Internacional conseguia criar boas chances, mas as desperdiçava. O Gaúcho, por sua vez, não mostrava reação e sofria com a falta da posse de bola.
Dessa forma, o Colorado conseguiu segurar a vantagem construída na primeira etapa, mantendo vivo o sonho de chegar à próxima fase do Campeonato Gaúcho. Para isso, o precisa vencer o Veranópolis na próxima quarta-feira, fora de casa, para assegurar a classificação.
O Gaúcho de Passo Fundo, já eliminado, encara o Juventude na mesma data, desta vez diante de sua torcida. Os dois jogos são válidos pela última rodada da primeira fase.