O Corinthians mostrou neste sábado que jogou mesmo a toalha no Campeonato Paulista após a derrota contra o Santos. Depois de dominar o primeiro tempo, a equipe do técnico Emerson Leão caiu inexplicavelmente de produção nos 45 minutos finais e cedeu o empate ao Sertãozinho por 2 a 2 no Pacaembu.
A torcida, que compareceu em pouco número (cerca de 3 mil pessoas), reclamou muito da atuação corintiana. Sobrou para dirigentes, o técnico Emerson e vários jogadores do elenco.
Com o resultado, o Corinthians chega aos 25 pontos e sobe, provisoriamente, para o oitavo lugar. Já o Sertãozinho, com 15 pontos, ultrapassa o Rio Claro e fica neste sábado fora da zona de rebaixamento para a Série A-2 do Paulistão.
Na próxima rodada do Estadual, o Corinthians volta a jogar no Pacaembu, desta vez diante do América . Já o Sertãozinho tem outro compromisso complicado contra o Bragantino, que ainda sonha com uma vaga nas semifinais. Os dois jogos acontecem no domingo da semana que vem.
A entrada de Jean Carlos parece que fez bem ao Corinthians. O substituto de Amoroso procurou mostrar serviço desde o começo da partida. Aos sete minutos, o atacante fez bela jogada individual pela esquerda e cruzou na pequena área para uma furada bisonha de Wilson, que tinha condição clara de abrir o marcador.
Aos 17 minutos, Jean Carlos foi decisivo para o primeiro gol. Ele invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Emerson. Wilson fez a cobrança do pênalti no canto direito da meta do Sertãozinho e colocou o Timão na frente.
Assustado, o Sertãozinho teve a primeira oportunidade apenas aos 21 minutos, quando Alex Terra escapou pela esquerda e cruzou para Márcio Mixirica na área. Livre, o centroavante arrematou para grande defesa do goleiro Jean. Na sobra, ele ainda cabeceou, de forma inacreditável, para fora.
Nos minutos seguintes, o Corinthians permaneceu superior. O rápido Jean Carlos era mesmo a melhor opção ofensiva. Ao final do primeiro tempo, o atacante tinha consciência da boa atuação. “Acho que estou aproveitando a oportunidade”.
Mas no início da etapa final, as coisas ficaram complicadas para o Corinthians. Com menos de um minuto, o Sertãozinho empatou. Após escanteio batido por Ricardo Lopes na direita, Márcio Mixirica apareceu livre na área para dominar a bola e completar para as redes. Foi a deixa para alguns torcedores gritarem “Ei Leão, fora do Timão”.
A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado. Aos oito minutos, o Corinthians fez o segundo, em uma cobrança magistral de falta de Eduardo Ratinho. Só que, pouco depois, o Sertãozinho igualou de novo, em um belo gol de Alex Terra, que já vinha dando muito trabalho aos defensores adversários.
Já Jean Carlos, destaque do primeiro tempo, não aparecia em campo e acabou substituído por Daniel Grando. Neste momento, a principal torcida uniformizada do Timão, a Gaviões da Fiel, já reclamava com grande ênfase da equipe. O grito mais ouvido era “Não é mole não, tem mercenário jogando no Timão”.
No final, o Sertãozinho ficou em inferioridade numérica, com a expulsão de Emerson. Sem força ofensiva, o Corinthians quase não incomodou a retaguarda adversária e teve que aceitar o empate em casa.