O zagueiro Juan viveu um dia de artilheiro neste domingo, em Caxias do Sul. Foi com dois gols seus que o Internacional derrotou o Lajeadense por 2 a 1, no Centenário, pelas quartas de final da Taça Farroupilha. A vitória de virada coloca o Colorado entre os quatro melhores do segundo turno do Gauchão.
Muito organizado, o Lajeadense saiu na frente aos 12 minutos, em cabeçada do zagueiro Gabriel após escanteio, e passou a se defender. No entanto, o Inter deixava espaços generosos para o contragolpe. Na etapa final, o Colorado encurralou o time de Lajeado até virar o placar, e conseguiu através de dois gols do zagueiro Juan, sempre após bolas paradas.
Classificado, o Inter pega agora o vencedor de Passo Fundo x Veranópolis, que jogam no fim da tarde deste domingo, no Vermelhão da Serra. A partida deve ocorrer no próximo final de semana, e terá como local o Estádio Centenário, seja qual for o adversário rubro. O Lajeadense, campeão do interior em 2013, está eliminado da competição.
O jogo – O Lajeadense jogou bem postado defensivamente, com a proposta de aproveitar as bolas paradas e segurar a pressão colorada. Logo aos 12 minutos, marcou seu gol: o zagueiro Gabriel subiu mais que todo mundo em cobrança de escanteio e fez 1 a 0. O gol fez o Inter acordar: aos 17, Leandro Damião escorou para o meio da área e o zagueiro Micael tirou de rosca, quase marcando gol contra.
O Inter passou a pressionar o time visitante em busca do empate, mas cedia espaços para o contragolpe. Aos 25, D”Alessandro bateu falta com muito perigo, mas Eduardo Martini deu tapinha para escanteio. A seguir, Micael tirou em cima da linha após falta levantada por Forlán. A resposta veio aos 28: em tabela rápida, Jandson deixou com Renan Oliveira, que bateu já dentro da área por cima.
Sempre na bola parada, o Inter tentava cercar a área do time de Lajeado. Aos 31, Fabrício bateu falta com força e Martini defendeu em dois tempos. Aos 34, D”Alessandro levantou na cabeça de Rodrigo Moledo, que tocou para fora. Na jogada seguinte, Renan Oliveira puxou contra-ataque, mas chutou mal, por cima.
Com apoio da torcida e com D”Alessandro mais inspirado, o Inter voltou pressionando no segundo tempo. E a bola aérea seguia sendo a principal arma colorada. Logo aos dois minutos veio o empate: Forlán levantou falta da intermediária e Juan deu uma casquinha que matou Martini: 1 a 1. Aos quatro, em nova falta, D”Ale buscou o ângulo, mas o goleiro do Lajeadense fez grande defesa.
A pressão aumentava. Aos sete, os jogadores colorados pediram pênalti em uma bola que teria batido no braço do zagueiro Márcio Gabriel. Na sequência, D”Alessandro fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Gabriel, que bateu de primeira, na área, com muito perigo. Aos 12, Martini defendeu bom chute de D”Ale. Três minutos depois, o argentino chutou no travessão após escanteio batido por Forlán. No rebote, com o gol aberto, Fabrício mandou por cima.
Aos 20, o goleiro do Lajeadense impediu gol de Fred. No lance seguinte, a virada: em escanteio batido do lado direito, Rodrigo Moledo subiu mais que a defesa e cabeceou para milagre de Martini, mas Juan pegou a sobra e fez seu segundo gol no jogo. O time visitante respondeu a seguir, em cabeçada de Léo com perigo para fora. Aos 28, Forlán cruzou para o meio da área e Aírton, desajeitado, pegou mal na bola.
O Lajeadense tentou partir para cima em busca do empate, mas não obteve sucesso. Bem postado, o Inter evitou sempre o perigo, embora não tenha tido chegadas perigosas para tentar ampliar a vantagem.