Depois de perder para a Ulbra por 2 a 0 na última rodada, o Internacional tropeçou mais uma vez, mas agora jogando em casa, no estádio Beira-Rio. Os atuais campeões do mundo apenas empataram em 1 a 1 com o Santa Cruz, pela 12ª rodada do Campeonato Gaúcho. Com esse resultado, o Colorado se manteve na quarta colocação da chave 1, cada vez mais distante da classificação para as semifinais da competição estadual.
O Internacional começou a partida dominando a posse de bola, fazendo com que o Santa Cruz ficasse recuado em seu campo. Logo com três minutos de partida, o atacante Alexandre Pato teve boa chance, cabeceando por cobertura, mas o goleiro Marcelo Pitol conseguiu defender. No minuto seguinte, Pato sofre falta após jogada individual. Ele mesmo cobra, mas a bola vai nas mãos do goleiro.
As melhores jogadas do Colorado no início do primeiro tempo saíram pelas laterais, tanto pela direita, com Élder Granja, mas principalmente pela esquerda, com o peruano Hidalgo. Aos 10 minutos, Pato teve nova chance. Índio fez corta-luz e o atacante aproveitou a sobra, mas o goleiro Marcelo Pitol fez grande defesa com os pés.
Na frente, o experiente Christian mostrava entrosamento com o meia Adriano Gabiru, herói do título mundial. Com 15 minutos da primeira tapa, o atacante cruzou da direita para Gabiru, mas Cleiton conseguiu cortar. Mas o rebote ficou com Perdigão, que rolou novamente para Christian. O centroavante chutou e a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Apertando a maior parte do tempo e com o Santa Cruz pressionando muito pouco, o gol do Internacional até demorou para sair. E aconteceu aos 35 minutos do primeiro tempo. Christian tabelou com Alexandre Pato, e recebeu a bola dentro da área e foi travado. O árbitro marca pênalti. O próprio Christian cobra e marca seu primeiro gol depois de seu retorno ao Internacional.
Após o gol, o Internacional continuou dominando a partida, mas sempre correndo o perigo do contra-ataque do time adversário. O Colorado também manteve a tática de jogadas laterais e cruzamentos na área.
No segundo tempo, o Santa Cruz começou indo para cima do Inter e pressionando muito. Com isso, o empate saiu logo com 2 minutos da etapa final. Thiago Rodrigues deu um belo drible em Élder Granja e cruzou rasteiro. Jé apareceu livre dentro da área e tocou na saída de Renan para marcar o primeiro do time visitante.
Após o gol de empate, a partida diminuiu o ritmo, caindo muito de qualidade, com o Colorado errando muito passe e a bola sofrendo com a marcação no meio de campo. As melhores chances do time da casa continuavam saindo com o jovem Alexandre Pato e com o experiente Christian.
Mas até metade do segundo tempo, quem se manteve com um maior posse de bola foi o Santa Cruz. E quando o Inter tinha ela nos pés, não conseguia chegar ao gol adversário e converter esse domínio em chances de gol. Na segunda metade do segundo, os campeões do mundo voltaram a dominar a posse de bola, com o Santa Cruz apenas assistindo a pressão.