O torcedor do Internacional que quiser ter esperanças de título deve mergulhar no passado e voltar à última rodada da fase classificatória do Brasileiro de 1997.
Na ocasião, o Corinthians também fazia jogo decisivo contra o Goiás no Serra Dourada. Em vez do título, o time paulista brigava para não cair à Série B. No mesmo dia, Internacional e Bragantino se enfrentaram no Beira-Rio.
Assim como neste ano, o Corinthians se interessava no jogo do Internacional: se os gaúchos batessem o Bragantino, os paulistanos fugiriam da degola.
O Corinthians abriu o placar no Serra Dourada aos 5 minutos do primeiro tempo, com o atacante Mirandinha. O zagueiro Célio Silva ampliou aos 21 minutos. A torcida do Goiás então começou a gritar “marmelada”.
Alheio, o colorado fez 7 a 0 no Bragantino – maior goleada daquele Brasileiro. É até hoje o mais elástico placar da equipe na história do campeonato.
Depois disso, o Internacional só em duas vezes venceu por cinco ou mais gols no torneio.
O Bragantino ainda escapou da Série B graças a outros resultados. O Internacional foi eliminado na segunda fase e o campeão brasileiro de 1997 foi o Vasco, então dirigido por Antônio Lopes, atual comandante corintiano.