Há exatos dez anos, Inter e Juventude fizeram a final do Campeonato Gaúcho, com o alviverde sagrando-se, pela primeira vez, o campeão. Na tarde deste domingo, às 16h, em Caxias do Sul, os dois times reeditam o duelo, e ambos entram em campo motivados e sob pressão.
De um lado, o representante da serra recebe a cobrança para alcançar o bicampeonato. O volante Lauro, remanescente da vitoriosa campanha de 1998, admite que “a lembrança é inevitável. Nosso único título foi em uma final contra o Inter, e o desejo é repetir a conquista”, destaca.
Já o elenco colorado, que perdeu duas vezes para o Juventude na primeira fase da competição (1 a 0 em Porto Alegre e 3 a 0 em Caxias), tenta acabar com a “touca verde” e assim alcançar o 38º título gaúcho. Abel Braga ressalta que a decisão “tem um valor especial. Sou o quarto treinador que mais trabalhou no clube e nunca fui campeão gaúcho. Já perdi até nos pênaltis. Espero que os jogadores me dêem esse presente”.
No meio da semana o treinador Zetti poupou cinco titulares (Lauro, Juan Perez, Mendes, Ivo e Leandro Cruz) na Copa do Brasil, e terá força máxima. “Nosso momento é bom e estamos chegando equilibrados e com time completo”, destacou. Mendes, artilheiro da competição, era dúvida devido a dores na virilha, mas foi confirmado no sábado.
A equipe da Capital, pelo contrário, há tempos não pode contar com o goleiro Renan e o volante Edinho, com hepatite, nem com Wellington Monteiro, que sofreu lesão no tornozelo no início de abril. Para piorar, na última semana perdeu o meia Alex, destaque da temporada, que torceu o tornozelo direito, além do volante Guiñazu, que operou o joelho na última segunda-feira. Andrezinho e Ji-Paraná devem entrar nas respectivas vagas.
Juventude
Michel Alves; Élvis, Márcio Alemão, Nunes e Márcio Goiano; Renan, Juan Perez, Lauro e Leandro Cruz; Ivo e Mendes
Técnico: Zetti
Inter
Clemer; Índio, Orozco e Sidnei; Bustos, Magrão, Ji-Paraná, Andrezinho e Marcão; Fernandão e Nilmar
Técnico: Abel Braga