Sinop avançou as semifinais do torneio feminino de handebol das Olimpíadas Universitárias 2009, disputadas em Fortaleza. Com o placar de 33 a 29, as meninas do Norte do Estado eliminaram uma universidade do Amazonas, e enfrentam agora uma faculdade de São Luís (MA), amanhã.
No torneio de handebol masculino, Sinop não teve a mesma sorte contra os maranhenses e perdeu por 31 a 25, dando adeus a competição. O mesmo destino teve o futsal feminino de Rondonópolis, goleado por 5 a 0 pelas donas da casa, e o basquete masculino foi derrotado por paraibanos pelo placar de 53 a 42.
Pela divisão especial, o basquete feminino de Sinop não resistiu ao poder ofensivo da equipe pernambucana da Maurício de Nassau e perdeu por 54 a 28, resultado que rebaixou a equipe para a primeira divisão das Olimpíadas Universitárias em 2010.
A partir desta quinta serão disputadas as competições individuais. Mato Grosso terá representantes nas quatro modalidades: xadrez, judô, natação e atletismo. A grande esperança de medalhas do estado mais uma vez é Felipe Lima, dono de oito recordes sulamericanos absolutos, dezenas de títulos nacionais, sexto melhor tempo do mundo na temporada 2008, vice-campeão panamericano em 2007, e também vice-campeão mundial universitário no mesmo ano.