Se alguém previa monotonia neste domingo no Grande Prêmio do Canadá, errou feio. A primeira vitória do britânico Lewis Hamilton na Fórmula 1 foi em uma corrida cercada de erros individuais e acidentes. Com um desempenho consistente, o piloto da McLaren cruzou na primeira colocação após 70 voltas.
Na segunda colocação, chegou o alemão Nick Heidfeld, da BMW, surpresa dos treinos classificatórios. Alexander Wurz, da Williams, que largou em 20º lugar, completou o pódio no Canadá.
Companheiro de equipe de Hamilton, o espanhol Fernando Alonso teve uma atuação irreconhecível. Ele saiu da pista várias vezes, precisou entrar nos boxes para cumprir uma punição e, no final, foi até ultrapassado pelo japonês Takuma Sato. Por isso, chegou em sétimo lugar.
A Ferrari foi outra com um final de semana terrível. Felipe Massa estava em quarto lugar na volta 52, mas acabou desclassificado. Kimi Raikkonen ficou longe da briga pelo pódio desde a largada e terminou em quinto.
No Mundial de Pilotos, Hamilton comemora a primeira colocação isolada, com 48 pontos. Alonso chegou aos 40, enquanto Massa estacionou na terceira posição, com 33.
A Corrida
A largada do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 proporcionou muita emoção. Os dois carros da McLaren disputaram a liderança na primeira curva. Fernando Alonso tentou ultrapassar Lewis Hamilton, que defendeu sua posição e obrigou o companheiro a sair da pista.
Com isso, o alemão Nick Heidfeld, da BMW, subiu para segundo lugar. Alonso ficou em terceiro. Já Felipe Massa fez uma boa largada e subiu para quarto. Seu companheiro de Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, vacilou e perdeu duas posições, ficando atrás até de Nico Rosberg, da Williams.
Rápido, Hamilton começou a abrir uma boa diferença em relação a Heidfeld. Enquanto isso, Alonso mostrava reflexos de que estava sentindo a pressão de andar atrás. Na volta 14, o espanhol errou e saiu novamente da pista. Com isso, ficou ainda mais longe dos primeiros colocados. Quatro voltas depois, o irreconhecível bicampeão mundial saiu do traçado pela terceira vez. Desta vez, Massa foi esperto e ganhou a terceira colocação.
A partir daí, a corrida teve uma série de acidentes. Primeiro foi Adrian Sutil, da equipe Spyker. Na seqüência, o polonês Robert Kubica bateu de forma violenta no muro e capotou várias vezes. A equipe de atendimento entrou às pressas na pista, deixando um clima de muita preocupação. Contudo, o piloto não sofreu ferimentos graves, segundo informação da assessoria da BMW.
Pouco depois, Fernando Alonso viu mais um obstáculo em sua corrida. Junto com Nico Rosberg, o espanhol teve que entrar nos boxes para pagar uma punição.
A corrida em Montreal também apresentou um fato pitoresco. Desatenta, a equipe Super Aguri não estava preparada para a entrada de Anthony Davidson nos boxes. Ao observar o inglês parado, os integrantes da escuderia correram para efetuar o reabastecimento e a troca de pneus e proporcionaram uma cena digna de filme de comédia.
Na volta 52, o sonho de Felipe Massa em conquistar uma boa colocação para a Ferrari terminou. Quando era o quarto colocado, o brasileiro foi desclassificado ao lado do italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, por ter saído com luz vermelha dos boxes.
O outro brasileiro da prova, Rubens Barrichello, ficou na terceira posição até a 63ª volta, quando entrou nos boxes e despencou na classificação, terminando em 12º lugar. Alheio a todos os problemas na corrida, Hamilton manteve a liderança tranqüila e comemorou a primeira vitória.
Confira a classificação completa da prova:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 70 voltas
2. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 4s343
3. Alexander Wurz (AUT/Williams-Toyota) – a 5s325
4. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – a 6s729
5. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 13s007
6. Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda) – a 16s698
7 . Fernando Alonso (ESP/McLaren-Mercedes) – a 21s938
8. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – a 22s888
9. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 22s960
10. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) – a 23s984
11. Anthony Davidson (ING/Super Aguri-Honda) – a 24s318
12. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 30s439