PUBLICIDADE

Hamilton faz pole na China e pode ser campeão mundial de F1 amanhã

PUBLICIDADE

Melhor piloto durante a sexta-feira e líder do campeonato, Lewis Hamilton confirmou o favoritismo e é o pole-position do GP da China de Fórmula 1, penúltima etapa da temporada 2008. Com o tempo de 1min36s303, o inglês não deu chances para os rivais e pode até mesmo se tornar o novo campeão do mundo neste domingo, caso ocorra uma combinação de resultados.

O piloto da McLaren, entretanto, não terá vida fácil. Isso porque logo atrás dele no grid de largada estão as Ferrari de Kimi Raikkonen e Felipe Massa. E, foi justamente com o finlandês na sua cola nos primeiros metros, que Hamilton cometeu uma série de precipitações no GP do Japão, corrida na qual terminou sem pontuar.

Adversário direto do inglês na luta pelo título, Massa sofreu o tempo todo com um carro visivelmente inferior ao da McLaren. Ele liderou boa parte da segunda fase do treino, mas não chegou a, de fato, ameaçar Hamilton em nenhum momento. Por outro lado, não cometeu nenhum erro em sua volta final, o que pode ser um sinal de uma estratégia com mais combustível no começo da prova deste domingo.

Apesar da pole em Xangai, Hamilton saiu do carro sem comemorar muito. Também, pudera: além da pressão das Ferrari, seu inimigo Fernando Alonso – que já prometeu ajudar Massa quando puder – será o quarto colocado, uma posição à frente de Heikki Kovalainen, segundo piloto da McLaren, que mais uma vez decepcionou na hora de ajudar o companheiro de equipe.

Atualmente com cinco pontos de vantagem sobre Massa no campeonato, Hamilton pode ser o campeão em Xangai com uma terceira colocação, desde que o brasileiro não pontue. Caso vença a prova, o piloto da McLaren deve torcer para que Felipe não passe de um quinto lugar. A diferença entre os dois não deve ultrapassar dez pontos após a disputa deste domingo para que a decisão da taça ocorra mais uma vez no autódromo de Interlagos.

Os outros dois brasileiros da categoria, Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello vão largar de posições intermediárias: enquanto o novato é o dono da 10a colocação, o duas vezes vice-campeão mundial ocupa o 13o lugar, ambos beneficiados pela punição imposta a Mark Webber, originalmente o sexto colocado, mas que perdeu dez posições por ter trocado o motor. Único piloto que pode tirar o título de Hamilton e Massa, Robert Kubica ficou ainda mais distante do sonho ao não ir além do 11a colocação neste sábado.

O GP da China de Fórmula 1 está programado para as 5 horas da manhã (horário de Brasília) deste domingo.

O treino – De olho em maior rodagem na pista de Xangai, onde jamais havia andado antes, o brasileiro Nelsinho Piquet foi o primeiro à ir a pista no treino classificatório deste sábado. Ao lado de Nico Rosberg e Timo Glock, ele encabeçou a lista dos melhores tempos até McLaren e Ferrari saírem dos boxes.

Massa chegou a ser o primeiro colocado por alguns segundos, mas sua felicidade terminou com o bom desempenho de Lewis Hamilton. Logo de cara, o inglês colocou cerca de meio segundo de vantagem sobre o representante verde-amarelo, cujo carro não estava nem entre os mais rápidos da pista. No final do limite de 15 minutos do Q1, Massa ainda diminuiu a diferença com relação o rival para 0s405, mas não passou de uma quinta colocação.

No final do grid, mais uma vez Rubens Barrichello teve que suar muito para garantir o 15o lugar e a consequente classificação para a segunda fase do treino. Seu companheiro de Honda, Jenson Button, não teve a mesma sorte e competência e acabou eliminado da disputa pela pole, assim como as duas Force India, Kazuki Nakajima (Williams) e David Coulthard (Red Bull), que está se despendindo da Fórmula 1 nesta temporada.

O rendimento de Massa melhorou consideravelmente no Q2, quando ele usou pneus macios em sua Ferrari. Com o tempo de 1min35s135, o brasileiro liderou boa parte desta fase da sessão, mas foi superado por Lewis Hamilton na última tentativa do inglês, que até então só havia andado com compostos duros.

Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello, por sua vez, não tiveram grande diferença de performance com relação à primeira fase do treino e sequer figuraram entre os dez primeiros colocados com todos os pilotos na pista. A despeito disso, o piloto da Renault foi parabenizado pela equipe por ter acompanhado relativamente bem o ritmo de Fernando Alonso, que passou para a fase final do treino em sétimo lugar.

Graças à punição a Webber, cujo motor estourou na terceira sessão de treinos livres na China, Piquet será o 10o colocado e é o competidor mais bem posicionado a ter a vantagem de poder mudar a estratégia de combustível até a hora da largada, privilégio não concedido aos pilotos mais rápidos. Barrichello, por sua vez, ainda conseguiu ser melhor que Nico Rosberg, da Williams, no Q2, mas não foi além de uma 13a colocação.

Já com o combusível com o qual deverão largar neste domingo, os pilotos foram à pista para a terceira fase do treino. Em sua primeira tentativa, Hamilton deu a impressão de que iria ‘amarelar’, visto que perdeu muito tempo no segundo setor e conseguiu apenas a quinta posição, logo atrás de Massa.

Entretanto, o vice-campeão de 2007 não decepcionou em sua segunda oportunidade e cravou o melhor tempo, garantindo a pole. À espera de um erro do inglês ficou Kimi Raikkonen, que teve mesmo que se contentar com a segunda colocação, seguido por Felipe Massa e Fernando Alonso.

Líder após a primeira volta de todos os pilotos classificados para o Q3, Heikki Kovalainen não confirmou o bom desempenho na segunda chance e caiu para o quinto lugar, para preocupação de Hamilton e do chefe da McLaren, Ron Dennis, ambos cientes das dificuldades que a largada deste domingo promete.

Confira o grid de largada:

1º Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 1min36s303
2º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min36s645
3º Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min36s889
4º Fernando Alonso (ESP/Renault) – 1min36s927
5º Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) – 1min36s930
6º Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) – 1min37s201
7º Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) – 1min37s685
8º Jarno Trulli (ITA/Toyota) – 1min37s934
9º Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) – 1min38s885
10º Nelsinho Piquet (BRA/Renault) – 1min35s722
11º Robert Kubica (POL/BMW Sauber) – 1min35s814
12º Timo Glock (ALE/Toyota) – 1min35s937
13º Rubens Barrichello (BRA/Honda) – 1min36s079
14º Nico Rosberg (ALE/Williams) – 1min36s210
15º David Coulthard (ESC/Red Bull) – 1min36s731
16º Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min37s083*
17º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – 1min36s863
18º Jenson Button (ING/Honda) – 1min37s053
19º Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1min37s730
20º Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) – 1min37s739

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE