Na estréia na fase semifinal do Gauchão 2006, neste sábado, o Grêmio venceu o Veranópolis pelo placar apertado de 3 a 2, no estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. O Tricolor teve os gols marcados por Evaldo, duas vezes, e Tcheco. Xavier e Douglas – este cobrando pênalti – marcaram para o Veranópolis.
O jogo começou movimentado com as duas equipes buscando o gol. Melhor em campo, o Grêmio foi o primeiro a chegar ao seu objetivo. Logo aos 6 minutos, o meia Tcheco roubou a bola na intermediária do Veranópolis, tabelou com rapidez com Marcelo Costa e fuzilou o goleiro do Veranópolis, abrindo o placar.
Mas as coisas não ficaram boas para o Tricolor por muito tempo. Aos 15 minutos, depois de uma falta cometida por Maidana, Leandro Xavier empatou cobrando a infração. Aos 19 minutos, o pagamento gremista na mesma moeda: falta para o Tricolor, e o zagueiro Evaldo mandou uma bomba no ângulo de Marcão, indefensável.
O time de Mano Menezes queria mais e acabou conseguindo, mais uma vez numa bola parada. Marcelo Costa cruzou e, depois do bate-rebate, a bola se ofereceu a Tcheco. O meia chutou, a bola ainda desviou em um zagueiro e em Evaldo antes de ir para o fundo das redes do Veranópolis.
Depois do terceiro gol, o Veranópolis adotou uma postura mais ofensiva e pode ria ter descontado em pelo menos duas oportunidades, aos 43, com Douglas, e aos 44, com Menegon. Mas nas duas vezes o ataque parou nas mãos de Galatto.
Na segunda etapa, com o placar a favor, o Grêmio optou pela tática defensiva. Mas apesar do volume de jogo, o Veranópolis não conseguia ameaçar o gol de Galatto. A improdutividade ofensiva do Grêmio foi punida aos 33 minutos. O atacante Leandro invadia a área e só foi parado por um pênalti cometido por Evaldo. Douglas cobrou e descontou.
O gol colocou fogo na partida. Aos 36, depois de um cruzamento de Cezar, o argentino Herrera quase ampliou, mas o goleiro do Veranópolis salvou. Aos 38, Vandré, cobrando falta, quase empatou para o VEC, mas com as duas equipes demonstrando cansaço, o placar permaneceu favorável a Grêmio.
Na próxima rodada, pela Chave 5, o Tricolor enfrenta o Santa Cruz, às 20h30min de quinta-feira, no estádio Olímpico. Já o Veranópolis vai a Caxias encarar o Juventude, também na quinta.