O Grêmio não precisará torcer pelo Internacional para terminar mais uma rodada na liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, no estádio Olímpico, o Tricolor venceu o lanterna Ipatinga, por 1 a 0, e seguirá na ponta da tabela independentemente do jogo entre o Cruzeiro e seu arqui-rival. O gol da partida foi marcado por Perea.
Com o resultado, o Grêmio passou a somar 38 pontos, contra 33 do Cruzeiro e 31 do Palmeiras. Na vigésima e última colocação, o Ipatinga totaliza apenas 13. As duas equipes voltarão a campo neste final de semana. O líder visitará o Atlético-MG no sábado, enquanto o lanterna receberá o também ameaçado Fluminense no domingo.
O jogo – O Grêmio precisou de três minutos para justificar a ampla superioridade em relação ao Ipatinga na tabela do Brasileirão. Após cruzamento da direita, a defesa da equipe mineira tentou deixar Perea em posição irregular, mas o colombiano aproveitou a desatenção para abrir o placar com um chute forte.
O gol entusiasmou ainda mais os torcedores do Grêmio, que cantavam e pulavam ininterruptamente nas arquibancadas do estádio Olímpico. Com muita movimentação, o ataque gaúcho dispunha de grande variação de jogadas para incomodar o adversário. Assustou pelo alto, à base da velocidade e ainda mais com um chute de longa distância de Marcel.
Mas o Ipatinga não recuou. Para compensar a falta de criatividade de seu meio-campo, a equipe comandada por Ricardo Drubscky apostou nos lances de bola parada. Quase empatou o jogo aos 22 minutos, quando Henrique cabeceou à queima-roupa depois de cobrança de falta da direita. Atento, o goleiro Victor espalmou para longe.
No segundo tempo, o Grêmio retomou a pressão inicial. Perea passou a ser novamente a referência ofensiva do time da casa, até que o técnico Celso Roth decidiu reforçar seu meio-campo com as entradas de Souza e Makelele nos lugares do colombiano e de Rafael Carioca. Não que o Ipatinga exigisse reforço na marcação.
Com Michel, Rodriguinho e Márcio Gabriel em campo, os mineiros continuavam com dificuldade na articulação ofensiva. Já não contavam sequer com as cobranças de falta e escanteio para chegar à frente, somente com os contra-ataques. Seguro defensivamente, o Grêmio não encontrou problemas para administrar sua 11ª vitória na competição.