O Grêmio bem que tentou, mas a pressão da torcida e o forte marcação garantiram a vitória do Brasil-RS pelo placar simples de 1 a 0 neste domingo. Com isso, o time de Pelotas se afastou um pouco da zona da degola do Campeonato Gaúcho, ficando agora na quinta colocação, com 18 pontos. O Grêmio, que atuou com quase todo o time reserva, segue isolado na liderança, com 37.
No acanhado campo do estádio Bento de Freitas, o time da casa começou a partida pressionado o Grêmio em seu campo de defesa . Dessa forma, o Brasil não precisou de muito tempo para abrir o placar. Aos quatro minutos, Cláudio Milar cobra o escanteio fechado e, após confusão na área, o defensor gremista Edmílson acaba tocando contra a própria meta: 1 a 0.
A partir daí, o Grêmio passou a investir tudo no ataque. Com isso, dava espaço para a equipe do Brasil explorar os contra-ataques e oferecer perigo ao goleiro Marcelo Grohe. Além disso, o jogo passou a ficar ainda mais disputado na intermediária, principalmente graças a forte marcação aplicada pelas duas equipes. Contudo, o placar se manteve o mesmo até o final do primeiro tempo.
Já na segunda etapa, o Grêmio voltou disposto a se reabilitar e foi ao ataque. Apostando nas jogadas longas, time visitante abria espaço para o Brasil armar os rápidos contra-ataques, mas o placar permanecia inalterado. Aos 30, a tentativa de reação do Grêmio ainda sofreu uma baixa: o zagueiro Pereira atingiu Alex Martins e recebeu o vermelho, deixando o Grêmio com um a menos.
Agora, o Brasil volta a campo pela rodada final da primeira fase na quarta-feira, quando encara o Caxias fora de casa. Já o Grêmio encara o São José-CS no mesmo dia, porém diante de sua torcida.