Foram três pontos pelo Gauchão diante de um adversário que faz má campanha, mas pode ser um indício da força do grupo de jogadores. Em noite de time misto, o Grêmio teve atuações sólidas de novatos como Dudu, Alán Ruiz e Pedro Geromel e venceu o Novo Hamburgo na Arena por 3 a 0, com dois de Barcos — artilheiro do Gauchão com sete gols — e um de Dudu.
A dura sequência de jogos que o Grêmio enfrentará nos próximos meses fez com que Enderson Moreira optasse pela mescla de titulares e reservas. Medida que deu oportunidade para que Pedro Geromel estreasse, e para que Alán Ruiz e Dudu iniciassem como titulares pela primeira vez.
A resposta satisfatória dos "novatos" se somou à confirmação do bom momento de nomes como Barcos e Luan para dar ao time um início de jogo avassalador. Em apenas 10 minutos, o Grêmio já vencia por 2 a 0.
A vantagem começou a ser construída em um pênalti sofrido por Geromel. Após cobrança de escanteio, ele apanhou o rebote antecipando-se a Alberto, que o chutou por baixo. Barcos bateu firme para abrir o placar.
Logo depois, aos 10, o argentino passou de artilheiro a garçom ao acionar Dudu. Em altíssima velocidade, ele invadiu a área e bateu na saída do goleiro para ampliar.
Um tanto atordoado, o Novo Hamburgo tentou sair para o jogo, apenas para dar espaços para um Grêmio envolvente. Luan, Alán Ruiz, Dudu e Barcos trocavam passes com qualidade. Até Edinho se aventurava em incursões ao campo de ataque.
O domínio gremista passou a ser ameaçado a partir dos 30 minutos, quando um chute cruzado perigoso de Jonatas Belusso deu início a um bom momento dos visitantes na partida.
Marcelo Grohe teve de operar um milagre logo depois, em mais uma finalização de Belusso. Em seguida, viu a bola passar rente à trave em perigosa cobrança de falta de Alberto.
De repente, Zé Rafael tinha liberdade para avançar pelo meio-campo, Anderson Pico aparecia pelo lado esquerdo e a equipe de Itamar Schulle ocupava o campo ofensivo e pressionava nos minutos finais do primeiro tempo.
As orientações de Enderson Moreira no vestiário parecem ter sido suficientes para que o Grêmio retomasse o rumo no início do segundo tempo. Alán Ruiz tomou as rédeas do meio-campo e passou a comandar as trocas de passes. Dudu e Luan voltaram às arrancadas rápidas do início. E não demorou para que a vantagem fosse ampliada.
Aos nove minutos, Luan invadiu a área a dribles e teve lucidez para parar a bola do lado esquerdo da área e encontrar Barcos com um passe preciso. Bastou ao centroavante empurrar para as redes.
Do gol em diante, o Grêmio administrou a vantagem que construiu. Foi ameaçado eventualmente com investidas pela direita de Eliomar, mas soube dar fechamento digno a uma atuação convincente e com afirmações importantes.
GAUCHÃO — 10ª RODADA — 22/2/2014
GRÊMIO
Marcelo Grohe;Pará, Pedro Geromel, Bressan, Breno; Edinho (Adriano, 27'/2ºT), Léo Gago; Luan (Maxi Rodríguez, 18'/2ºT), Alán Ruiz (Jean Deretti, 31'/2ºT), Dudu; Barcos
Técnico: Enderson Moreira
NOVO HAMBURGO
Max; Chicão, Fred, Luis Henrique (Sosa, intervalo), Peixoto; Alberto (Eliomar, 12'/2ºT), Magno (Magno, 30'/2ºT), Zé Rafael, Anderson Pico; Douglas, Jonatas Belusso
Técnico: Itamar Schulle
Gols: Barcos (G), aos 7, e Dudu (G), aos 10 min do primeiro tempo; Barcos (G), aos 9 min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Pará, Pedro Geromel, Alán Ruiz (G); Luis Henrique, Peixoto, Sosa (N)
Arbitragem: Vinicius Costa da Costa, auxiliado por Maurício Penna e Leirson Martins.
Renda: R$ 199.796,00
Público: 9.978 (6.761 pagantes)
Local: Arena do Grêmio