Depois de perder a invencibilidade na temporada 2007 na última quinta-feira, diante do Tolima, na Colômbia, pela Libertadores da América, o Grêmio voltou a campo neste domingo, em Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. Com propriedade, o time fez 3 a 1 e mostrou que continua absoluto na competição estadual, rumo ao título da temporada.
Com um time praticamente formado por reservas, o Grêmio encontrou muitas dificuldades no início da partida em Caxias e só não levou o gol graças a uma boa dose de sorte nos chutes de William, que carimbou o travessão, e de Alê Menezes, que não esperava a péssima saída da meta do goleirão Saja.
O tricolor começou a se encontrar em campo a partir dos 27 minutos, mas só abriu vantagem graças a uma falha gritante da defesa do Caxias. Carlos Eduardo aproveitou vacilo da zaga e lançou para Everton. Oportunista, o atacante invadiu a área e tocou com categoria, longe do alcance do goleiro Humberto: 1 a 0 Grêmio.
Depois do gol, o Grêmio cresceu no jogo e teve algumas oportunidades para definir o jogo ainda na etapa inicial, mas as tentativas de Bruno Telles, Carlos Eduardo e Diego Souza pararam todas nas mãos do bom goleiro Humberto. Já o Caxias teve a chance do empate nos acréscimos, mas a falta cobrada por Zé Roberto terminou com o corte da zaga gremista.
No segundo tempo, o Caxias voltou com duas alterações, dando mostras de que não aceitaria a derrota passivamente. Com a mesma formação, mas com a marcação melhor encaixada, o Grêmio soube neutralizar o ímpeto do time da casa e esperar o melhor momento para contra-atacar. Foi desta forma que chegou próximo ao gol de Humberto com Everton, mas pecou na hora da finalização.
Quem não pecou foi o zagueirão Pereira. Em jogada ensaiada na cobrança da falta, Ramon atraiu a atenção da zaga. Patrício colocou para Pereira e o ex-santista não teve trabalho para vencer o goleirão do Caxias e colocar 2 a 0 no placar. Melhor no jogo, o Grêmio chegou ao terceiro gol pouco depois. Everton foi lançado e derrubado na área. Pênalti, que Patrício cobrou e converteu: 3 a 0.
Com a boa vantagem, o time gaúcho acabou se acomodando. O gol marcado por Zé Roberto, depois de pênalti cometido por Teco em Naílton, foi pouco para tirar a alegria do Grêmio e, no final, o placar ficou mesmo 3 a 1 para o tricolor gaúcho. Vitória garantida e vaga nas semifinais do Estadual praticamente sacramentada.