Esportes

Grêmio empata pela segundona

O Grêmio empatou por 2 a 2 com o Náutico, em jogo disputado no estádio do Olímpico, em Porto Alegre. O jogo foi válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o time do técnico Mano Menezes se manteve nas posições intermediárias da tabela, com oito pontos. O Náutico, com o empate fora de casa, chegou a sete pontos, logo atrás do Grêmio.

Aos 25min do segundo tempo, Bruno abriu o placar para o Grêmio. Aos 35min, Gustavo ampliou. Foi quando brilhou a estrela do artilheiro Kuki, que com gols aos 4min e aos 21min do segundo tempo deixou o marcador empatado, dando um ponto importante ao Náutico.

O jogo

No primeiro tempo, o Grêmio encontrou dificuldades até os 20min. Nesse período, o Náutico concentrou quase todos os seus jogadores do meio-campo para trás. Meio nervoso, errando passes, o Grêmio só levou algum perigo em dois cruzamentos, um de Paulo Ramos e outro de Alessandro.

Mas, com o gol de Bruno, aos 24min, tudo mudou. Anderson cruzou da direita e o meia cabeceou com estilo, encobrindo o goleiro. Nos minutos seguintes, o Grêmio pressionou o Náutico e perdeu outras duas oportunidades, com Anderson e Samuel.

Estava fácil para o Grêmio. Aos 35min, Gustavo aparou de voleio um cruzamento de Douglas Silva da esquerda e marcou o segundo, com falha do goleiro Nilson. Gustavo, um lateral de origem, entrara aos 30min no lugar do meia Paulo Ramos, que saiu com lesão no ombro esquerdo.

Com os gols, o Grêmio relaxou, e o Náutico ganhou espaço para trabalhar a bola. Mas, mesmo com a boa movimentação de David, Romualdo e Kuki, o time pernambucano só conseguiu chutes de fora da área.

O Náutico voltou para o segundo tempo com o meia Diego em substituição a Júnior Sertânia. Luciano foi para a lateral-direita. O Náutico voltou com o toque de bola do final do primeiro tempo, só que com infiltrações perigosas.

Só o Náutico jogou até marcar o gol, aos 4min: numa triangulação com Diego e Romualdo, Kuki entrou pelo meio e chutou no canto esquerdo.

Aos 8min, Luciano recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso injustamente, já que Anderson simulou ter sido atingido, num lance normal.

Por reclamar, o técnico Roberto Cavalo também foi expulso. Isso desestabilizou o Náutico. Em cruzamento de Samuel, Douglas Silva perdeu o gol duas vezes.

Aos poucos, e mesmo com um homem a menos, o Náutico voltou a controlar a partida, e empatou aos 21min: em cruzamento da direita, Kuki cabeceou de costas para a rede, marcando seu gol de número 150 com a camisa do Náutico e o sexto na competição, da qual é o artilheiro.

Aos 26min, Kuki quase fez mais um: driblou Marcelo Oliveira e obrigou Galatto a grande defesa.

O Grêmio foi à frente, em busca da vitória, porém sem a tranqüilidade necessária. Anderson, submetido à marcação, pouco participou. Apenas Bruno se manteve lúcido.

A pressão resultou em apenas um arremate perigoso, com Alessandro chutando na trave aos 37min. Mas o Náutico também perdeu seu gol: aos 42min, Aldivan escapou e, na frente do goleiro, chutou para fora.