Nesta quarta-feira, na Arena, o Grêmio terá́ a primeira batalha contra o Lanús pelo troféu do torneio mais disputado do continente sul-americano. O Tricolor Gaúcho luta pelo Tricampeonato enquanto o time argentino tenta o título inédito para o clube.
O confronto marca a 14a final da Libertadores decidida em disputa entre brasileiros e argentinos. Os hermanos estão levando a melhor, com nove títulos contra apenas quatro dos brasileiros. O Grêmio vai para a quinta decisão do torneio e tenta quebrar um tabu, pois as duas vezes que foi vice-campeão foram finais contra argentinos.
O Lanús vai entrar em campo com cinco jogadores considerados titulares. São eles: o goleiro Andrada, o lateral-direito Gómez, o zagueiro Braghieri e os meio-campistas Marcone e Martínez. Já o Grêmio tem apenas dois atletas pen- durados: o zagueiro Walter Kannemann e o lateral-direito Edílson.
O técnico Renato Portaluppi vai contar com o grupo principal em peso e deve repetir a escalação do confronto contra o Barcelona-EQU, na semifinal da competição. Os únicos mistérios seriam no meio de campo. Na extrema-esquerda, Fernandinho e Everton disputam a posição. A tendência é que o primeiro seja o escolhido pelo coman- dante tricolor. Na volância, Michel e Jailson são as opções para formar dupla com Arthur. O garoto Jailson deve levar a melhor e ser o escolhi- do para iniciar o duelo.
Após eliminarem dois clubes argentinos no torneio, os jogadores do Lanús querem fazer história no time grená. O atacante Lautaro Acosta colocou um possível favoritismo da final para a equipe gaúcha.
“Como o Grêmio vem jogando, pela hierarquia e pela história que tem, me parece que eles são favoritos. Mas não creio que somos favo- ritos, creio que são eles, mas nós estamos fortalecidos”, destacou.
Sem ser o favorito dos confrontos que o Lanús chegou até a final da Libertadores e surpreendeu muita gente. Principalmente após eliminar o compatriota River Plate na semifinal em virada histórica. Para o duelo desta quarta-feira, o técnico Jorge Almirón vai contar com a equipe completa e manter o esquema 4-3-3.