O resultado ganhou justiça pelo grande desempenho do Ceará na etapa complementar. A entrada de Geraldo, autor do gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo, fundamental para o resultado positivo e o bom desempenho do ataque nos 45 minutos finais.
Com o resultado, o Ceará chega a 24 pontos e retorna ao G-4 do Brasileirão – termina o sábado na quarta colocação. Com apenas 15 pontos, o Grêmio está em 16º lugar, no limite da zona de rebaixamento, e ainda pode cair mais depois dos jogos deste domingo.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará entra em campo na quarta-feira diante do Botafogo, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. O Grêmio, por sua vez, desafia os talentosos Meninos da Vila do Santos no mesmo dia, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.
O Jogo – O confronto no Castelão começou em ritmo alucinante, com um gol marcado em apenas 40 segundos. Wellington Amorim fez o cruzamento da esquerda e viu Willian Magrão cabecear firme, no canto esquerdo de Victor, porém contra o próprio patrimônio. Sorte da torcida cearense.
O Grêmio respondeu rapidamente, mas sem a mesma eficiência. Aos dois minutos, Jonas arrematou firme da entrada da área e observou boa intervenção do goleiro Diego. De qualquer forma, o time gaúcho procurou avançar suas linhas.
Curiosamente, o empate gremista veio em mais um gol contra. Aos 25 minutos, Douglas cobrou escanteio da direita e, após um bolo de atletas subir para completar o lance, a bola tocou no zagueiro Anderson e foi para as redes.
O Grêmio observou que o Ceará sentiu o golpe e tentou a virada no minuto seguinte. Jonas avançou pela intermediária adversária e mandou uma pancada que assustou Diego. Mas a empolgação gaúcha não durou muito.
Pouco antes do intervalo, o time de Renato Gaúcho quase levou o segundo em um lance extremamente duvidoso. O árbitro Cláudio Mercante assinalou um pênalti de Rafael Marques em Wellington Amorim. Para evitar mais discussão, Victor defendeu o chute de Fabrício.
Insatisfeitos com seus times, os técnicos Mário Sérgio e Renato Gaúcho trabalharam nos vestiários. O Ceará voltou para o segundo tempo com Heleno e Geraldo nos lugares de Careca e Junior Cearense. No Grêmio, uma substituição mais ousada: o centroavante Borges no lugar do zagueiro Ozeia.
A alteração do Ceará encaixou melhor na prática. A equipe de Fortaleza aumentou o ritmo de seu toque de bola e começou a criar chances. Aos 15 minutos, Washington aproveitou vacilo incrível da defesa rival e saiu na cara do gol. Só que o chute do centroavante, na orelha da bola, foi longe.
A pressão cearense aumentou a partir dos 20 minutos. Em uma bomba de longe de Michel, Victor voou no ângulo para uma grande defesa. Na cabeçada de Fabrício, o arqueiro gremista ficou paralisado, porém a finalização não foi no alvo.
Nas arquibancadas, a torcida do Ceará começou a pedir a entrada de Magno Alves. Mário Sérgio atendeu. Até o apito derradeiro, os donos da casa sufocaram o Grêmio. No fim, veio a recompensa com o gol de Geraldo, aos 44 minutos.