Empurrado pela sua torcida o Botafogo tomou a iniciativa do confronto, enquanto o Avaí, sem poder de criação por conta da série de desfalques, adotava a estratégia de congestionar o meio-de-campo para evitar as arrancadas de Maicosuel. Porém foi em uma jogada do Mago que o Alvinegro deu o primeiro chute, quando Somália aproveitou rebote e bateu para Emerson salvar, aos dois minutos.
Apesar de mais posse de bola, o Botafogo tinha dificuldades de furar o bloqueio defensivo dos catarinenses. Tanto que só veio a assustar novamente aos 18 minutos, quando Marcelo Mattos acertou o travessão ao tentar cruzar. Além de congestionar o meio, o Avaí abusava das faltas para conter a habilidade dos cariocas. Acabou castigado aos 32 minutos. Maicosuel cobrou falta e Fábio Ferreira escorou no canto esquerdo do goleiro Renan, que nada pôde fazer para evitar a abertura do placar.
Uma cobrança de falta de Marcelo Cordeiro, à esquerda de Renan, aos oito minutos, dava a impressão de que o Botafogo dominaria com tranquilidade o segundo tempo. Mas não foi isso que se viu. O Glorioso recuou e permitiu que o Avaí assumisse o controle das ações. A estratégia alvinegra quase foi castigada aos 21 minutos, quando Sávio cobrou escanteio, Gabriel cabeceou, Jéfferson deu rebote e o mesmo Gabriel chutou para Marcelo Cordeiro salvar em cima da linha.
O Botafogo tentou responder dois minutos depois, quando Renato Cajá chutou para fora, assustando os visitantes.O Botafogo então voltou a adiantar a sua linha e o jogo ficou aberto, com boas chances dos dois lados. Aos 26 minutos, Somália chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e assustou Renan. Três minutos depois Marcos cruzou e Vandinho chutou para Jéfferson defender. Aos 31, Maicosuel bateu cruzado e Gabriel impediu o complemento certeiro de Jobson.
Nos minutos finais o Botafogo, em contra-ataques, ainda desperdiçou a chance de ampliar em contra-ataques, que terminaram em chutes de Marcelo Mattos e Caio para fora.As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 19h30min(de Brasília). O Botafogo recebe o Ceará, novamente no Engenhão. Já o Avaí encara o Internacional no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC).
JAIRZINHO: Antes do jogo a diretoria do Botafogo promoveu uma homenagem ao ex-atacante Jairzinho, conhecido como Furacão da Copa do Mundo de 1970. Uma estátua do ex-artilheiro foi erguida no Engenhão, seguindo a tradição do Alvinegro, que já homenageou da mesma forma Mané Garrincha e Nilton Santos. Presente ao evento, Jairzinho se emocionou.
“Só tenho a agradecer essa homenagem. Fui criado no Botafogo e tudo que vem da família botafoguense me deixa feliz. Não tenho palavras para descrever a minha emoção”, contou o “Furacão do tri”.Quem também esteve presente no Engenhão foi o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que acompanhou o encontro, como vem fazendo em vários jogos deste Campeonato Brasileiro.