A equipe feminina de futsal de Mato Grosso conquistou a medalha de ouro da primeira divisão nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, disputada na Paraíba, ao vencer, nos pênaltis, o time do Maranhão. A partida terminou empatada em 4 a 4, no tempo regulamentar, com novo empate sem gols na prorrogação. Na disputa dos pênaltis, as Mato-grossenses, que são de Querência, venceram por 3 a 2. O terceiro lugar ficou para Amazonas, que venceu Roraima, por 7 a 1, em partida realizada na preliminar.
As meninas abriram o placar no início do jogo, com a pivô Miriam Vezaro, de 17 anos, que marcou todos os gols do time Mato-grossense. Pouco depois, as maranhenses empataram e viraram o jogo em seguida. O primeiro tempo terminou com o placar de 3 a 1 para as nordestinas. Segundo a técnica Cleide Mossini, suas comandadas usaram a experiência e a confiança para manter a calma. “As meninas jogam juntas há dez anos, desde a escolinha. Se conhecem bem e sabem que podem reverter a situação”, definiu.
O jogo ficou empatado em 3 a 3 antes da metade do segundo tempo. Mato Grosso explorou as jogadas de fundo de quadra e se fechou na marcação, sem permitir a saída das adversárias. Um gol contra da fixo Paola Pereti deu o quarto gol ao time do Maranhão. Concentrada, Miriam consolou a colega e, na nova saída de bola, empatou o jogo mais uma vez, selando o placar. Depois do empate os times passaram a atacar com mais intensidade, mas não acertaram as finalizações. Apesar do cansaço geral, o jogo manteve o mesmo ritmo na prorrogação.
Nos cinco minutos extras, nenhum gol. Euforia e apreensão no ginásio com o público de pé nas arquibancadas durante a decisão por pênaltis. Cada equipe converteu dois chutes e cada goleira fez uma defesa. O desempate foi para as cobranças extras. Maranhão perdeu sua chance e Jéssica Huther fez o gol do título para o Mato Grosso.
As meninas de Mato Grosso conquistaram pela primeira vez uma medalha, em sua terceira participação nas Olimpíadas Escolares. “Muitas de nós estão em sua última participação, por causa da idade. Fechamos com chave de ouro, porque não foi um jogo fácil. A equipe do Maranhão é muito forte e também merece os parabéns”, disse Jéssica. Ao final, aplausos justos para os dois times.