O fantasma do rebaixamento praticamente não assombra mais o Fluminense que, na noite deste domingo, derrotou o Internacional por 2 a 0 e chegou aos 43 pontos, abrindo cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, restando duas rodadas para o final da competição.
Com autoridade e superior durante quase todo o jogo, o Tricolor construiu a vitória com gols de Romeu e Washington. Já o desinteressado Colorado, que entrou em campo com um time reserva, segue com 51 pontos. No próximo domingo, o Fluminense visita o São Paulo no jogo que pode garantir o título aos paulistas. Já o Inter, provavelmente com os reservas novamente, joga em casa contra o Cruzeiro.
Quem esperava um Fluminense retrancado em Porto Alegre se enganou. Desde os primeiros minutos, o Tricolor carioca foi para cima dos reservas do adversário. A postura foi premiada aos 15 minutos, quando Romeu arriscou de fora da área e marcou um bonito gol.
O Tricolor carioca esteve perto de ampliar o marcador aos 18 minutos, mas Luiz Alberto – mesmo livre na pequena área – cabeceou para fora. Já o Inter mostrava total falta de inspiração com seus reservas em campo. Perdido no ataque, Daniel Carvalho foi notado pela primeira vez quando acertou carrinho em Fabinho e recebeu o cartão amarelo.
Com mais disposição em campo, o Fluminense voltou a ameaçar aos 37 minutos, quando Washington roubou a bola de Pessanha, driblou o goleiro Lauro, mas se atrapalhou e chutou na rede pelo lado de fora, perdendo chance clara de gol.
O Inter voltou para o segundo tempo com o meia Taison no lugar do volante Maycon. O empate esteve perto de acontecer aos dois minutos, quando a falta cobrada por Bustos tirou tinta da trave de Fernando Henrique.
Tirando este lance, no entanto, o Colorado seguia sem muita criatividade em campo. E o Fluminense era mais perigoso. Aos 14, Conca tabelou com Washington e finalizou bem, mas Lauro fez grande defesa e salvou os gaúchos.
O Fluminense seguia melhor em campo e, aos 20, Júnior César foi derrubado na área por Pessanha. Pênalti que Washington cobrou no minuto seguinte para marcar o segundo gol dos cariocas dentro do Beira-Rio, o seu 20º na competição, apenas um a menos do que o artilheiro Kléber Pereira.
Daí até o final, o Fluminense soube segurar o resultado positivo com competência. Nem mesmo a falta cobrada por Bustos no travessão, aos 44 minutos, abalou os tricolores. E o time das Laranjeiras volta para o Rio de Janeiro podendo comemorar a cada vez mais próxima permanência na Série A do Brasileirão.